Ao seu lado


Título: Ao seu lado
Título Original: By your side
Autora: Kasie West
Editora: Verus
Ano: 2019
Páginas: 280
Tradução: Débora Isidoro
Livro: Skoob
Sinopse:
Depois de se ver trancada acidentalmente na biblioteca pelo fim de semana inteiro, Autumn Collins não acha que as coisas podem piorar. Mas ela percebe que não está sozinha. Dax Miller está trancado com ela.
Autumn não sabe muito sobre Dax, só que ele é problema. Entre os rumores sobre uma briga em que ele se meteu (e o breve período no reformatório que veio a seguir) e sua fama de antissocial, ele não é exatamente a melhor companhia para um fim de semana. Ainda assim, Autumn tenta manter a calma e lembrar que é apenas uma questão de tempo até Jeff, seu quase namorado, perceber que a deixou na biblioteca e vir resgatá-la.
Mas Jeff não aparece. Ninguém aparece.
Diante disso, fica claro que Autumn terá que passar o fim de semana se alimentando de barrinhas de cereal e tentando conversar com um garoto que claramente não quer nada com ela. Até ela perceber que há muito mais em Dax do que ele deixa transparecer. Conforme Autumn e Dax vão se abrindo um para o outro, ela fica impressionada com a conexão entre eles. Mas será que os sentimentos vão sobreviver quando o fim de semana acabar e a vida de Autumn voltar ao normal?

Autumn Collins saía da biblioteca com os amigos quando precisara voltar para usar o banheiro. Eles haviam se reunido para terminar um trabalho da escola, e logo em seguida pretendiam ir para uma fogueira. Eram quatro carros, e já que Autumn tinha planos de ir com Jeff, o cara de quem estava afim, ela deixou a bolsa junto do celular no carro dele.

E é no momento em que está prestes a sair do banheiro que Autumn vê as luzes apagando. A biblioteca inteira está escura, e as portas estão trancadas. Do lado de fora, não há nenhum carro estacionado. Seus amigos foram embora, e ela estava presa dentro da biblioteca.

De início, ela pensa ser apenas uma brincadeira de seus amigos. Mas quanto mais o tempo passa, percebe que se meteu numa grande encrenca. Sem o celular, não tem como se comunicar com os amigos ou com os pais. Os computadores do lugar são protegidos com senha, e com os aquecedores desligados, o frio passa a aumentar gradativamente.

Mas é apenas uma questão de tempo até seus amigos perceberem que na confusão foram embora sem ela, e retornarem para buscá-la. Principalmente porque ela havia combinado com Lisa, sua melhor amiga, de dormir na casa dela naquela noite.

Só que Autumn não está sozinha. Após escutar barulhos, ela encontra Dax Miller, que também estuda em seu colégio, e carrega a pior fama possível. Ninguém o conhece de verdade. Dax não tem amigos, e os boatos que correm é de que ele arranja brigas, é drogado, já esteve em um reformatório, e daí para pior.

Autumn se sente um pouco melhor por ter uma companhia, apesar de não ser a melhor de todas. O contato inicial deles é mínimo, e Dax aparentava ter planejado passar a noite na biblioteca, já que carregava consigo uma bolsa grande e abastecida.

Ao amanhecer, sem sinal dos seus amigos, Autumn começa a se preocupar. Porque ninguém tinha ido atrás dela? Não perceberam que ela não estava junto? Nem mesmo Jeff ou Lisa? E para completar, além de ser final de semana, havia um feriado junto, o que significava que eles permaneceriam trancados na biblioteca por três dias seguidos.

Durante esse tempo, Autumn investiga o lugar, encontra restos de comida, e também uma sala de televisão. E o mais importante: ela começa a se aproximar de Dax, que sempre pareceu tão reservado e antissocial, e descobre partes de sua história verdadeira. Dax não é nada do que os rumores dizem; pelo contrário, é um garoto incrível, carregando cicatrizes que não merecia ter, e se torna por fim a distração de Autumn.

Mesmo depois que eles escapam da biblioteca, Autumn não consegue parar de pensar e se preocupar com ele. Dax pediu para que ela não contasse a ninguém que ele estava lá, e ela cumpriu com a promessa, mas não queria continuar fingindo nos corredores da escola que não se conheciam e sabiam tanto um sobre o outro. Graças à Dax, Autumn revê suas atitudes, amizades, e ela também ensina a ele o que é ter um vínculo com alguém, e quão bom isso pode ser.


Já conhecia a escrita da Kasie através de Namorado de Aluguel, e sabia que Ao seu lado seria um romance super envolvente, mas foi mais do que isso. Namorado de aluguel é leve e divertido, enquanto Ao seu lado lida com assuntos muito mais sérios.

Fiquei chateada quando vi resenhas falando que esperavam mais da obra, que é clichê e cheia de dramas. Parece que algumas pessoas esquecem como é ser adolescente depois que passam dessa fase. Tudo é muito intenso, e com Autumn não é diferente, principalmente porque ela sofre de transtorno de ansiedade. Um amigo chega a falar pra ela que ela se acha melhor do que os outros por estar sempre fugindo das situações e esperando que corram atrás dela. Quando, na verdade, suas crises de ansiedade a faz evitar festas, e fugir quando as coisas se tornam sérias. Não é algo que ela consegue controlar, e nunca contou para os amigos, com medo que eles passassem a tratá-la diferente por conta disso.

Dax a faz enxergar que ela precisa, sim, contar aos amigos, e quem gostar dela de verdade, vai aprender a lidar com isso. E o assunto tratado por Kasie é de alta relevância, uma vez que muitas pessoas, principalmente adolescentes lutam contra a ansiedade. Ler que o livro é clichê foi um assombro pra mim. Não vejo muitas obras retratando a ansiedade, e acho isso de suma importância.

E enquanto Autumn se sentia estressada ao lado dos amigos, Dax era seu porto seguro, sua distração, como eles brincavam. Sempre que ela precisava de um momento em paz, era pra ele que ela corria. Tirar um sorriso dele era seu objetivo diário e maior conquista, e esses pequenos detalhes mostram o quanto nos sentimos bem ao lado de alguém, e como, no final das contas, ela nunca esteve afim de verdade por Jeff.

Alguns outros temas também são abordados ao longo da história, envolvendo também Dax e seus mistérios, mas creio que seriam spoilers. Não quero estragar a leitura de vocês, então eu só posso é indicar esse livro bem construído e envolvente. Dax e Autumn possuem uma química grande, achei bem bacana a autora desenvolver mais o lado emocional do que físico deles, de forma que os personagens se apaixonam antes de tudo pelo jeito um do outro, e aposto que vocês leitores vão curtir ficarem presos com os dois por algumas noites (que pra gente é uma só de tão rápido que devoramos a história).

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 24 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!