Te devo uma

Título: Te Devo Uma
Título Original: I Owe You One
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
Ano: 2019
Páginas: 420
Livro: Skoob
Sinopse:

Fixie Farr não consegue deixar nada pra lá. Se encontra alguma coisa fora do lugar, quer logo ajeitar, se um amigo está em dificuldade, já começa a pensar em como pode ajudar… Ela sente necessidade de arrumar tudo. Tudo!
Então, quando um estranho em um café lhe pede que fique de olho em seu laptop por um instante, ela não só se compromete a tomar conta do computador como acaba salvando-o de um grande desastre. Sebastian, muito tocado com o gesto de Fixie, não sabe como lhe agradecer, então pega um protetor de copo e o entrega a ela depois de escrever nele: “Te devo uma”. Fixie acha a atitude muito fofa, mas duvida que voltará a vê-lo.
Até o dia em que um antigo crush da época da escola volta para sua vida e Fixie precisa ajudá-lo. Ela então recorre a Seb, mas as coisas não dão muito certo. Agora é ela quem fica lhe devendo um enorme favor, e isso gera uma troca de favores infinita que obriga Fixie a enfrentar um passado que cheio de mágoas para abraçar o futuro que ela de fato merece.
Fixie Farr e sua família são donos de uma loja de utensílios de cozinha. Após a morte do pai, quem teve que tomar as rédeas da loja foi a mãe, mas ela anda bem sobrecarregada, e quem mais a ajuda administrando a loja é Fixie. Seus irmãos, Jake e Nicole, pouco se importam. O menor de interesse que demonstram vem de Jake, que sempre fora sonhador e ganancioso, e traz pessoas ricas e cheias de dinheiro para a loja – um público que não combina nem um pouco.

Por conta de tantos afazeres, sua mãe acaba passando mal, e resolvem que ela precisa tirar um período de férias, e assim ela vai ficar um tempo com a irmã em outro país. Agora, a loja está nas mãos dos três irmãos que não se entendem nem um pouco.

Fixie ganhou esse apelido por desde pequena querer concertar as coisas. Ela gostava de tudo organizado e em ordem, e comandava muito bem a loja, conhecia seus clientes, a maneira como tratá-los, e também convivia bastante com os demais funcionários. Mas uma vez que a mãe não está mais por perto para brecar as ideias sem pé nem cabeça dos filhos, as coisas saem dos trilhos. Fixie começa a enlouquecer. Nicole quer incluir aulas de yoga, e Jake, que só pensa em poder, continua trazendo grandes gastos desnecessários, e querendo realizar festas no espaço para promovê-lo. E para piorar, além de viverem se desentendendo, Nicole e principalmente Jake a tratam muito mal. E Fixie perde a coragem sempre que tenta debater com eles.

Em meio às loucuras da família, a paixonite de infância de Fixie retorna. Ryan é melhor amigo de Jake e já passara uma noite com Fixie, mas nunca lhe fizera promessas. Mas com o seu retorno e todo o charme, todos os sentimentos de Fixie aparecem com força e é difícil resistir à ele, ainda mais quando está tão triste por ter perdido o emprego e agora não tem mais perspectivas.

A sorte é que Fixie devia uma à Sebastian. Ela o conheceu numa cafeteria, e ele pedira para que ela tomasse conta do seu notebook enquanto ele ia atender um telefonema do lado de fora. E é Fixie que salva seu notebook e provavelmente toda a sua empresa quando o teto da cafeteria desaba. Seb é incrivelmente simpático e insiste para que ela lhe retorne, pois lhe deve uma.

Então Fixie pede um emprego à Seb para Ryan. E mesmo resoluto, não querendo transferir o pagamento da dívida para outra pessoa, ele aceita, e contrata Ryan.

Fixie nunca imaginaria a reviravolta que sua vida teria. Tanto em aspectos familiares quanto amorosos. Ryan pode não ser o homem que ela sempre idealizou, e Seb pode ser muito mais do que um cara que lhe deve. Ainda mais quando Fixie torna a salvar sua vida mais uma vez, e Seb volta à lhe dever. Até onde irá essa brincadeira deles? E seu coração, veria o limite?

Junto à isso, Fixie começa a duvidar do mantra que sua mãe sempre colocou em sua cabeça: Família sempre em primeiro lugar. Mas e quando seria a vez dela de se colocar em primeiro lugar?

- Você acha que eu estou brincando - insiste ele, observando enquanto pego meu copo. - Mas não estou, não. Eu te devo uma, Fixie Far.. Lembre-se disso.

Meu primeiro contato com a escrita da Sophie foi através da leitura do livro Minha vida (não tão) perfeita, e apesar de ter demorado um pouco pra entrar na história, acabei por gostar da obra. Infelizmente, minha experiência com Te devo uma foi bem menos positiva.

Comecemos pela protagonista. Ela é boazinha ao extremo, e isso por si só já é um defeito porque sabemos o que acontece com pessoas boas demais. Nunca se dão bem. Mas esse não é o defeito dela. O defeito real é deixar que a família pise em cima dela à vontade, e continuar pensando “família em primeiro lugar”. Oi???

Esse livro só serviu pra me fazer passar nervoso com a relação dela com os irmãos. Jake e Nicole são simplesmente grosseiros e péssimos!! Nicole é uma anta, o estereótipos de mulher linda a nível de modelo que não tem nada no cérebro. Pra que criar uma personagem assim, no meio de tantas mulheres empoderadas que a gente vem acompanhando nos livros atuais? Sério, ela é uma porta, me deu vontade de chacoalhar ela várias vezes.

Jake consegue ser o pior de todos. Ganancioso, egoísta, ignorante, rude e folgado. Pedia pra namorada fazer tudo pra ele, e a coitada fazia sem pestanejar. Só pensava em dinheiro, em poder e em fazer a loja crescer, deixando o ego subir à cabeça. E a pior parte é como trata a Fixie. Como se ela fosse uma criança que não entende de nada, sendo sempre o sabichão, desmerecendo todas as opiniões dela com palavras grossas e ofensivas. Vai se ferrar, mané! Pra chegar no final (desculpem os spoilers), falido, e chantagear a irmã pra ela pedir ao namorado pra arranjar um emprego pra ele. E ela, retardada e “boazinha ao extremo”, vai e faz isso mesmo. Vai se ferrar, garota! Manda ele crescer e se virar sozinho! E aí de repente ele muda e vira bonzinho também. Ah, para!! As pessoas não mudam da água pro vinho assim, de um dia pro outro! Fala sério.

Nossinhora. Quanto personagem fútil e mesquinho num lugar só. Ryan, então, desde a primeira aparição eu já saquei que não era boa peça. Mas Fixie leva quase 200 páginas pra entender isso. Revirava os olhos toda vez que lia as declarações encantadas dela por ele. Ela demora tanto pra tomar uma atitude contra todos eles que é como se gostasse de engolir sapo. E quando a gente chega a pensar “coitada, é difícil se defender quando ninguém a apoia”, vem a Fixie e resolve se rebelar JUSTO COM O ÚNICO que se dispôs a ficar do lado dela e sempre a tratou da melhor forma possível.

Olha, Sophie... Você testou toda a minha paciência. Família é amor de verdade, não esse relacionamento profundamente tóxico que você desenvolveu. Só continuei com a leitura porque sua escrita é maravilhosa e flui fácil. E olha que a premissa de “dever um ao outro” daria uma ótima história. Não é a toa que seus livros são famosos. Mesmo querendo largar, estava envolvida pelos acontecimentos e resolvi ir até o fim. Só dei nota 3 porque quis dar uma de Fixie e ser “boazinha demais” também.

Nota: 3


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 25 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. O que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!