Mortos não contam segredos

Título: Mortos não contam segredos
Título Original: Two can keep a secret
Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera
Ano: 2019
Páginas: 352
Livro: Skoob
Sinopse:

Por trás das cercas brancas e dos gramados perfeitos da pacata cidadezinha de Echo Ridge, há segredos de natureza obscura. Ellery conhece as histórias a respeito da cidade natal de sua mãe e sabe que ali garotas desaparecidas não voltam para casa. Cinco anos atrás, a rainha do baile foi assassinada e o culpado jamais foi preso. Sua tia também foi uma das vítimas quando ainda era adolescente, mas a mãe pouco fala sobre isso, preferindo mascarar o luto com bebidas e remédios. Quando o vicio culmina em uma internação na clínica de reabilitação, Ellery e seu irmão gêmeo, Ezra, se mudam para a casa da avó em Echo Ridge e passam a testemunhar em primeira mão a sinistra fama da cidade. Antes mesmo do inicio das aulas, novas ameaças surgem em forma de pi-chações. Alguém deixa bem claro que a temporada de caça às rainhas do baile está aberta, e o nome de Ellery surge entre as possíveis vítimas. Poucos dias depois, outra garota desaparece e, des-ta vez, Ellery está determinada a descobrir quem está por trás de tudo isso. Mas quanto mais a menina se envolve com os segredos dos moradores, mais se põe na mira do responsável pelas mortes. Ellery está prestes a descobrir que segredos são perigosos, e é por isso que, em Echo Ridge, é melhor guardá-los para si.

Após a mãe ser internada numa clínica de reabilitação, os gêmeos Ellery e Ezra não tem outra escolha além de irem morar com a avó, com quem nunca tiveram muito contato, em Echo Ridge.

A mãe fora embora da cidade assim que teve oportunidade, e evitava ao máximo que eles fossem para lá. Logo que chegam, eles descobrem o motivo. A cidade, embora pequena e bem parecida com as de interior, onde todos se conhecem, é coberta por mistérios e tragédias. E para provar isso, assim que chegam ao aeroporto e vão em direção à casa da avó, eles encontram o corpo de um dos professores.

Apesar dessa morte ser o golpe inicial, acaba por ficar em segundo plano, já que o assassinato de Lacey é bem mais comentado. Já acontecera há cinco anos, mas até então não encontraram o assassino, o que torna a cidade bem perigosa.

O suspeito principal é Declan, namorado de Lacey. Declan saiu da cidade assim que se formou, mas a imagem da família só foi se recuperar após a mãe de Declan se casar com Peter. Ainda assim, Malcolm, irmão de Declan, não se sente muito acolhido pelos alunos da escola, apesar de agora Katrin, filha de Peter e sua nova meia-irmã, trocar algumas palavras com ele ao invés de ignorá-lo por completo.

Quero fazer alguma coisa. Pelas meninas desaparecidas e por aquelas que ficaram para trás.

Malcolm tem como amigo apenas Mia, irmã de Daisy, que era melhor amiga de Lacey. E agora, acaba por fazer duas novas amizades: Ellery e Ezra, os famosos gêmeos, cuja tia desaparecera há 20 anos.

Devido ao sumiço da tia, irmã gêmea de sua mãe, Ellery sempre teve curiosidade com crimes. Gostava de assistir filmes e ler livros do gênero, e quando se depara com a cidade repleta delas, se sente inquieta para tentar resolvê-los.

Ainda mais quando Ryan, o policial que mora na esquina de sua casa, parece sempre gaguejar e derrubar coisas quando os vê, e pelo que sua mãe dissera, possuía uma queda por Lacey. Será que poderia ter alguma coisa a ver com a morte dela, e ninguém o investigara?

Ellery também conhece Katrin, Brooke e Viv, as “abelhas rainhas” da escola e líderes de torcida. Exceto Viv, que faz parte do jornal do colégio. E é junto delas, que de algum modo, seu nome é votado para concorrer à rainha do baile. Mas é nesse momento que as ameaças também começam. Várias pichações e mensagens assombrosas alertam que algo ruim vai acontecer. E apesar dos avisos para que os alunos se protejam, o pior acontece.

Brooke desaparece.


O primeiro livro que li da Karen foi Um de nós está mentindo. Na época a editora fizera uma grande divulgação, usou e abusou do marketing, e deu certo, porque minha curiosidade era extrema. Gostei bastante da sua escrita e do desenvolvimento da história em si, por isso logo quis ler Mortos não guardam segredos quando saiu, embora o marketing já não tenha sido o mesmo.

Confesso que esse segundo livro demorou pra me conquistar. O começo é um pouco lento, o que o tornou arrastado, e somos apresentados a muitos personagens, o que nos deixa um pouco perdidos. Demorei pra assimilar quem era quem e qual a importância na história. Mostrei pra vocês os principais na resenha, de um modo que considerei mais objetivo, mas no livro não é assim que acontece. Os personagens aparecem meio que tudo de uma vez, uma história por cima da outra, e é preciso quase de um desenho de uma árvore genealógica e datas pra compreender direito.

Tirando esse detalhe, quando consegui me envolver na obra e nos mistérios, não parei mais e a leitura se tornou frenética. A escrita da Karen é muito boa e dinâmica, e o suspense se mantém firme do início ao fim. E o mais importante é que o final não é corrido.

Ao longo da obra, criamos diversas hipóteses, e somos levados à caminhos “errados” principalmente por conta de Ellery, que aliás, não é nem um pouco uma boa detetive. Ela criava hipóteses na cabeça e parecia uma criança, torcendo para estar certa. Mas muitas vezes as teorias não tinham nem pé nem cabeça, e eu já descartava de imediato. Confesso que fiquei surpresa com o vilão, não tinha imaginado essa possibilidade, mas agora recapitulando, as evidências estavam todas ali. Fez sentido, principalmente com a última frase que ele diz à Ellery, que faz a gente terminar o livro bem com essa sensação de: aaaaa!!!!!

O livro é narrado por Ellery e Malcolm, e os capítulos divididos pelo ponto de vista de cada um. Me afeiçoei bem mais por Malcolm, seus sentimentos e emoções são totalmente humanas, e como ele estava sempre sendo injustiçado, é fácil nos comovermos e ficarmos do seu lado.

Ellery já é muito desconfiada e às vezes até mesmo grossa. Gostei de sua relação com Ezra, a ligação de gêmeos que completam a frase um do outro, e que gostam de estar juntos. A diferença é que Ezra é mais simpático e educado, todos gostam dele de cara, e não é a toa. É o tipo de pessoa que você se vê sendo amiga também.

Os demais personagens, apesar de estarem sempre presentes, são mais apagados. Katrin, Brooke e Viv é o típico trio de garotas metidas que são lindas, perfeitas e namoram caras lindos, perfeitos e jogadores de futebol. O básico que já estamos cansados de ver. Até fiquei meio “sério?” quando me deparei com o estereótipo, mas ainda bem que Karen vai as descascando e mostrando o que há por trás da fachada de cada uma.

Até mesmo temos um romance entre Ellery e Malcolm. Como não é o foco, o romance é bem leve, o que combinou bem. Num geral, gostei bastante da história, da revelação e de todo o mistério construído. É um livro claramente teen, então se você está acostumado com suspenses mais pesados, pode ficar desapontado, mas não deixa de ser uma leitura que prende bem e que trás reviravoltas.

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 24 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. O que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!