10 dates surpresa

Título: 10 Dates Surpresa
Título Original: 10 Blind Dates
Autora: Ashley Elston
Editora: Globo Alt
Ano: 2020
Páginas: 328
Livro: Skoob
Sinopse:

Sophie planejava aproveitar as férias de fim de ano para ter uma folga de seus pais e passar mais tempo com seu namorado - ela só não esperava que ele quisesse uma folga dela. De coração partido, ela corre para a casa dos avós, onde sua grande família italiana já está reunida para as festas. E é lá que sua Nonna bola um plano para fazê-la seguir em frente: a família deve arranjar dez encontros às cegas para a garota. De dates legais e engraçados aos verdadeiramente bizarros, Sophie passa a entender melhor quem realmente é, e que nem sempre o que achamos querer é o melhor para nós...O livro vai virar filme pela mesma equipe de Para todos os garotos que já amei.

Depois de escutar o namorado dizer que estava pensando em terminar com ela, Sophie começa a duvidar de todas as suas escolhas. Deixara de viajar com os pais que iam visitar Margot, sua irmã grávida e enfrentando problemas de saúde, para passar as festas de final de ano com Griffin, seu namorado. Ela achara que ele fosse ficar contente com a notícia, mas a reação foi exatamente o oposto. Na opinião de Griffin, o relacionamento de quase um ano deles caíra na rotina e eles já não se divertiam mais como antes.

Disposta a provar que quem estava perdendo era Griffin, sua avó, Nonna, organiza 10 dates para Sophie. Junto de sua família grande, primos e tios disputam por um dia disponível para arranjar um encontro para Sophie.

Sophie mal acredita na loucura de sua família, e também não estava nem um pouco a fim de se relacionar com dez caras diferentes, quando ainda estava triste e abalada pelo seu término recente, mas essa acaba se mostrando a oportunidade perfeita para Sophie não entrar na fossa, e ainda descobrir mais de si mesma.

E junto disso, ela revê seus melhores amigos de infância, que formavam o Quarteto Fantástico: Olivia e Charlie, seus primos, e Wes, vizinho deles. Sophie se distanciara deles assim que entraram na adolescência, e o fator de morarem em cidades diferentes não ajudava. Ela pensara que seria estranho tê-los por perto de novo, mas acaba por ser exatamente o contrário: seus melhores momentos e risadas são com eles.


Pela sinopse, não temos ideia alguma de em que época o livro se passa, então aqui vai a dica: Pra quem se interessar na história e quiser guardá-la pra ler no Natal, é perfeita para isso!! O foco não é tanto nas festividades do final do ano, ou em seu significado, e sim em Sophie, mas sua família está 100% presente, e essa é a parte especial do Natal, não é? Juntar os familiares, estar com quem ama.

10 Dates Surpresa é maravilhoso e muito engraçado! Fazia tempo que eu não ria tanto com um livro. Sophie não é a típica atrapalhada que se mete em confusão, mas seus familiares sim a colocam em diversas situações constrangedoras e a resposta dela aos eventos é sempre engraçada. É difícil criar livros cômicos, que tragam cenas hilárias e senso de humor, e a autora conseguiu construir isso com sucesso.

Alguns aspectos da obra me lembraram Os 12 signos de Valentina, mas a diferença que considerei “essencial” é que Sophie não beija nenhum de seus dates. Esse não é o seu objetivo. E mesmo os rapazes, são todos educados e nem mesmo insinuam que algo deve obrigatoriamente rolar entre eles. Gostei dessa leveza, principalmente por se tratar de uma garota de 17 anos, combinou com o jeito de ser de Sophie.

Todos os personagens são magníficos! Eu simplesmente adorei a relação de Sophie com sua irmã, Margot, que mora em uma cidade a três horas de distância da dela. Ela está sofrendo com episódios de hipertensão durante a gravidez, fichando inchada e tendo que ficar de repouso para não colocar o bebê em risco, então sua maior diversão é mandar fotos esquisitas para Sophie e conversarem pelo celular. O elo delas é bem grande e evidente, além de irmãs são melhores amigas.

Olivia acolhe Sophie de braços abertos e a dá maior apoio e suporte em todos os dates. Charlie é bem doido e divertido, e Wes é um amorzinho que não tira os olhos de Sophie. Juntos, a amizade deles é do tipo que dá inveja e que a gente deseja ter igual. Eles estão sempre dando risada, tirando sarro um do outro, e também sendo leais, como quando saem escondidos de carro para que Sophie possa visitar a irmã no hospital. É uma amizade linda e verdadeira que aquece o nosso coração ao longo de todos os dates.

Os demais familiares também possuem participações, mas não tão marcantes quanto seus primos mais próximos e os avós. Nonna é uma figura materna incrível, daquelas avós que fazem de tudo pelos netos e que também são bem espertas.

Esse livro é simplesmente incrível! Me peguei várias vezes imersa na história, ansiosa pra saber quem e como seria o próximo date, e me divertindo junto de Olivia, Charlie e Wes enquanto Sophie enfrentava algum date esquisito. A lição que passa de auto-descoberta é valiosa, e a importância da família em nossa vida ganha o maior destaque. É o tipo de obra que você termina com um sorriso no rosto e querendo já reler. Pode ser previsível, mas a escrita da Ashley nos envolve por completo!

E aqui vai a notícia que eu só descobri enquanto escrevia a resenha: Vai ganhar adaptação pra filme!! E o melhor de tudo, é que eu já comecei a ler imaginando direitinho como um filme. A adaptação vai ser produzida pela mesma equipe de Para todos os garotos que já amei, o que me dá grandes esperanças de o filme ficar tão encantador quanto o livro!

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 24 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. O que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!