9 ANOS DE CAVERNA LITERÁRIA

Resultado de imagem para dragon birthday


E hoje a Caverna faz aniversário!! Nossa criança em desenvolvimento está comemorando 9 aninhos, e para um blog, sabemos muito bem que já tá idoso, isso sim!!

Trazendo um pouco de nostalgia, o blog inicialmente se chamava Hangover at 16. Sei que muitos aqui acompanharam essa fase. Na época, eu e os demais participantes éramos bem jovens, parceiros, e o que começou como um hobby, se tornou nossa paixão. Criávamos parcerias com autores nacionais, tentávamos contato e entrevistas com autores renomados internacionais, e quando o retorno era positivo, vibrávamos de felicidade. 

Somos da época das fanfics, vivemos todo o auge dos vampiros, lobisomens, anjos e fadas, todo o mundo sobrenatural e distópico que por muito tempo reinou no mundo literário. Conferimos a maioria dos livros gerados desse princípio, assistimos as adaptações, discutimos sobre elas, vimos os romances de época tomando conta, e isso.. poder fazer parte de tudo o que "virou febre", ter boas lembranças, e também ter tido ótimas leituras, que hoje em dia já não fazem mais tanto sucesso, mas que nos marcaram, é o que me faz continuar com o blog.

Honestamente, as coisas já não são as mesmas. Antes tínhamos uma lista grande de blogueiros parceiros, hoje poucos restaram, alguns novos, outros tão antigos como o nosso. A moda agora é Instagram Literário, vejo as editoras pegando cada vez menos blogs literários para fazer parceria, e fico pensando em qual critério usam, se apenas o número de seguidores e curtidas, se a foto bonita pela câmera boa, ou se pela real qualidade da resenha. Me sinto até velha, porque embora a Caverna tenha um instagram, não o usamos com tanta frequência quanto o blog, e nem para o mesmo intuito. As coisas mudam com o tempo, e é compreensível termos que nos adaptar, mas nesses momentos me sinto como as bandas de rock que terminaram e voltaram pop só pra tentar se encaixar à nova geração, e que claramente não funcionou. 

Nem mesmo nós somos as mesmas. A quantidade de integrantes do blog reduziu consideravelmente ao longo dos anos, e mesmo as cobranças da vida nos afastam do blog e principalmente das leituras. Sinto muita falta de poder sentar e ficar um dia inteiro imersa nos livros, mas sei que se agora já não ando tendo tempo, futuramente vou ter menos ainda. 

Não quero acabar com o blog, e também nem pretendo fazer isso. Mas as postagens vão se tornar cada vez mais espaçadas, até porque preciso de criatividade pra inventar o que postar, já que mal consigo ler pra poder escrever uma resenha. Quase 10 anos de blog não é pra qualquer um, sabemos bem que blog significa muita dedicação, ainda mais que não somos pagos por todo o conteúdo que criamos. Alguns até conseguem, sim, mas nunca foi o caso da Caverna, fazemos por amor e apenas com a intenção de compartilhar nossas experiências literárias e também conhecer a dos demais. 

Desabafos a parte, a Caverna Literária hoje completa nove anos no ar, e é um orgulho imenso!! Que venham os dez anos, e muitos outros pela frente.

Cadê as coxinhas, o bolo e o refrigerante, dragões??

Créditos do GIF: Dribble

Sobre mim: Carolina Rodrigues, 24 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. O que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!