Uma amiga indicou: Garotas Incompletas

Oi, galera! Tudo bem com vocês?

Lá vamos nós pra mais um projeto, e pro mês de Setembro, o Uma Amiga Indicou resolveu resenhar o livro chamado Garotas Incompletas. Por acaso, eu sou uma das autoras da antologia, e hoje vim trazer a minha opinião sobre a obra.

O projeto Uma amiga indicou é formado por mim, pela minha xará Carol (A Colecionadora de Histórias), a Ale (Estante da Ale) a Priih (Infinitas Vidas), a Pâm (Interrupted Dreamer) e a Laís (https://tear-de-informacoes.blogspot.com/). Todo mês escolhemos um tema, seja filme, série ou livro para indicarmos e conferirmos em conjunto.

Título: Garotas Incompletas
Autor: Vários
Editora: Sinna
Ano: 2019
Páginas: 124
Livro: Skoob
Sinopse:
Quando o inconsciente emerge, elas não sabem para onde olhar. Dizem por aí que monstros vivem em cantos escuros, submersos nas águas profundas, mas, talvez, apenas estejam escondidos nas mentes mais prejudicadas. Deixe-nos contar: estas garotas não fazem parte do círculo de mocinhas que gostam de bombons e flores, elas precisam de mais para que você possa fazer parte de sua história. Está preparado?

Começo deixando claro que eu tenho um grande problema com antologias. Eu sempre dou preferência a ler um livro com uma história completa, do que a ler um livro com diversos contos. Pela quantidade de páginas restrita a cada autor, acho muito difícil me envolver com a trama, sabemos pouco dos personagens e já somos inseridos em sua vida com uma certa pressa, e quando finalmente nos situamos e começamos a curtir (ou não) a história, ela termina abruptamente. Quando são poucos contos dentro no livro, em torno de 5, ainda é possível aproveitar bem a leitura, mas não é o caso de Garotas Incompletas.

O livro tem 124 páginas e é formado por 17 contos de autores nacionais diferentes, sendo dois deles dos organizadores, Débora S. Mattana e Michael Vasconcelos, e um da autora convidada Rô Merling. Garotas Incompletas tem como tema principal garotas perturbadas que escondem pensamentos sombrios, e outras que já os põe em ação.

Estava esperando receber o livro pra soltar a resenha, mas como acho que não vai chegar tão cedo, vou falar pela visão que tive do ebook. Pelas fotos que recebi, a edição do livro físico parece estar maravilhosa, muito caprichada. Esse é um ponto totalmente positivo pra editora, dá pra ver claramente que se dedicaram elaborando a capa e as ilustrações dentro do livro.


Pelo e-book, a única reclamação que tenho é que faltou revisão. Talvez tenham liberado uma versão mais simples mesmo, sem a revisão final, somente para os leitores poderem conferir a obra e resenhar. Vamos torcer pra ser isso, porque em especial no primeiro conto, os erros são grandes e bem visuais.

Como vocês devem já ter visto pelas resenhas, Garotas Incompletas deixa e muito a desejar, infelizmente. A premissa é super interessante, abre margens a diversos temas diferentes sendo criados a partir de um mesmo ponto central, mas que foi muito mal aproveitada.

Como já foi dito também, faltou maturidade da parte dos autores e, o mais essencial, criatividade. Muitos dos contos eram parecidos, as mulheres se vingando dos homens machistas e cruéis, mas era possível ir muito além disso se tivessem deixado a imaginação fluir. Sorriso de Gato, por exemplo, é um dos contos mais originais e que poderia ter sido muito bem desenvolvido, mas infelizmente o decorrer é um misto sem pé nem cabeça, e inclusive com palavras baixas que realmente me incomodaram, não vi necessidade disso.


Dentre os meus favoritos, estão:

Seu Amor em Três Dias – Katerine Grinaldi
Esse conto foi construído de maneira inteligente, conta sobre a famosa frase que vemos por aí, inclusive em postes na rua, dizendo que traz o seu amor em três dias. Seria essa pessoa uma lenda, ou uma mulher realmente mágica? Então somos levados à sua vida, sua rotina, a forma como ela conhece as pessoas desesperadas por amor e como consegue fazer com que eles (horripilantemente) fiquem juntos.

Ninguém nunca conseguiu contar a história dela. Eis que lhe darei a oportunidade de conhecer

O Primeiro Encontro – Mione Le Fay 
Esse também foi um conto que me deixou bem presa. Maria conhece Daniel pela internet, e sua amiga a adverte do perigo de se encontrar com um desconhecido. Mas quem deveria ter medo não era nem de longe ela. Achei bacana e não esperava pela reviravolta. Príncipe Encantado de Aline Cristina Moreira segue um caminho bem parecido com esse, com a diferença de que o casal já namorava, e suas atitudes vieram a mudar.

A Colecionadora – Deborah Petrova
Um dos mais assustadores, uma mulher que mata todos os seus maridos, se faz de santa/vítima na frente dos policiais, e nunca fora descoberta. Definitivamente uma psicopata.

Um Jantar – R. A. Tsuchiya
Alice se arruma toda para ver Caio, uma vez que ia fazer o jantar para ele, só que ele nem imagina qual vai ser o jantar. Esse conto também me agradou, apesar de não ter uma explicação para as atitudes da protagonista, é como se ela não batesse bem da cabeça e pronto haha.

Engoli em seco, apavorado. Meredith era louca. Todo o mistério que a envolvia era sujo e ia muito além do que eu imaginava. Sua mente era obscura e monstruosa.

Dentre todos, o que realmente me deixou incomodada e com aflição foi Ah, Lygia...! de Chris Lisboa. Fala sobre uma funcionária boazinha que guardava rancor da chefe e que, assim que surgiu a oportunidade, se vingou dela e das piores maneiras possíveis. Me senti assistindo Jogos Mortais, mas de uma forma ainda pior, porque ela não teve pena ou misericórdia com a Lygia, ela foi bem cruel e extremamente violenta. E as cenas são muito bem descritas (parabéns à Chris, aliás), o que fez meu estômago revirar um pouco.

E Predadora, da Rô Mierling, a autora convidada, também decepciona bastante. Dá a impressão que ela estava com preguiça e sem ideias pro conto, mas como foi chamada para fazer uma participação especial, resolveu escrever qualquer coisa.

De 17 contos, apenas 4 realmente gostei, e é uma pena, porque o livro realmente tinha potencial. Faltou um início, meio e fim nas histórias. Somos jogados no que está acontecendo, e muitos deixam em aberto a motivação da protagonista, rotulando-a como “incompleta” e pronto.

Eu já havia mostrado um pouco do meu conto, Parque dos Segredos, anteriormente, mas vou falar sobre ele novamente pra quem não se lembra: Parque dos Segredos se passa em um parque (really?) de diversões, onde Meredith trabalha durante as férias da universidade. O garoto com quem ela está saindo fica ligeiramente surpreso ao descobrir que a ideia dela de uma noite romântica era levá-lo ao parque em uma das únicas noites da semana em que permanecia fechado. Com o lugar deserto, sob penumbras, ao mesmo tempo em que curioso, ele se sente tenso à medida em que adentram o parque. Meredith, por sua vez, possui um sorriso divertido nos lábios e grandes planos em mente. Planos esses, tenebrosos e violentos.


Fiquei muito feliz de saber que todas as participantes do projeto gostaram do meu conto, e em algumas resenhas de outros blogueiros também o vi sendo citado. Respondendo algumas observações, o final do conto realmente é aberto, embora ele tenha apenas duas opções de finais. Eu queria muito ter desenvolvido a história ainda mais, seu plano de fundo, seus personagens, a mente insana de Meredith, mas fiquei limitada à quantidade de caracteres. Lendo, também tive muita vontade de dar uma continuação, mas infelizmente tive que deixar à interpretação de cada um mesmo.

Embora Garotas Incompletas não tenha atingido às minhas expectativas, eu gosto muito da iniciativa da Editora Sinna. Eles publicam somente autores nacionais, e organizam várias antologias com temas diferentes. Acho que de qualquer forma a leitura é válida para conhecermos novos autores, nunca sabemos quando iremos nos surpreender com as histórias encontradas e passarmos até a ler mais daquele autor em especial.

Para quem tem interesse, a Sinna está sempre com antologias em aberto para você enviar o seu conto, e principalmente para os iniciantes, acho uma ótima oportunidade. É cobrado apenas o valor da inscrição, e é um valor razoável, considerando que você autor ganha 4 exemplares e também uma parcela do que é vendido.


Eu fui aceita em mais uma antologia deles, chamada Chuva na Janela, e dessa vez as histórias são relacionadas à música. O conto podia ser de qualquer gênero, contanto que fosse inspirado em alguma música em especial. Já adiantando, meu conto se chama Doce Melodia e é um romance misturado à drama sobre uma garota que passou por traumas na infância, e que graças às músicas que o vizinho cantava e tocava, conseguiu superar seus medos. Agora, anos depois, morando sozinha, ele se muda para o apartamento do lado, e durante um apagão e uma crise de pânico, ela bate em sua porta, procurando ajuda e sua voz, que uma vez já a salvara.

Queria agradecer as meninas do projeto que toparam ler meu livro, sei que a Nana do Canto Cultzineo e a Sil do Prefácio também pegaram o livro quando estava gratuito na Amazon, e queria deixar claro que esse apoio de vocês é super importante pra mim!

E quem tiver interesse, é possível comprar o livro no site da editora por R$29,90.

Para quem está cogitando em participar das próximas antologias ou até mesmo enviar seu original, é só ficar de olho no site, no Facebook e no Instagram da editora.

Quando o livro chegar, volto a fazer um post pra vocês verem como ficou a edição! Ansiosa aqui!

Compre também: O Poder da Vingança, ebook do livro autoral meu, por R$5,99 na Amazon.


Nota: 3


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 24 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. O que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!