The Cruel Prince


Título: O Príncipe Cruel
Título Original: The Cruel Prince
Autora: Holly Black
Série: The Folk of The Air #1
Editora: Little, Brown Books For Young Readers | Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 384
Livro: Skoob
Sinopse:

"Of course I want to be like them. They're beautiful as blades forged in some divine fire. They will live forever.
And Cardan is even more beautiful than the rest. I hate him more than all the others. I hate him so much that sometimes when I look at him, I can hardly breathe."

Jude was seven years old when her parents were murdered and she and her two sisters were stolen away to live in the treacherous High Court of Faerie. Ten years later, Jude wants nothing more than to belong there, despite her mortality. But many of the fey despise humans. Especially Prince Cardan, the youngest and wickedest son of the High King.

To win a place at the Court, she must defy him--and face the consequences.

In doing so, she becomes embroiled in palace intrigues and deceptions, discovering her own capacity for bloodshed. But as civil war threatens to drown the Courts of Faerie in violence, Jude will need to risk her life in a dangerous alliance to save her sisters, and Faerie itself.



Olá, meus dragões!

Alguém me diz, por favor, por que diabos eu caí na besteira de ler um livro de uma série da Holly Black sem ela ter terminado de escrever ainda? EU VOU FICAR MALUCA!

Jude é uma adolescente de 17 anos que vive em um mundo completamente diferente: quando tinha sete anos, ela e suas duas irmãs viram seus pais serem assassinados e foram levadas para viver em Faerie, sim, o reino das fadas! Apesar de toda a magia, o reino é completamente mortal e não foi feito para humanos, há armadilhas por todos os lados. Jude possui uma irmã gêmea, Taryn, que também é humana, e uma irmã mais velha, Vivi, que é fada. Vivi é filha de Madoc, o homem (fada) que matou seus pais e as levou para viver em Faerie com ele.

Jude cresceu em Faerie; mesmo sendo uma humana e claramente não pertencendo ao lugar, lá é o lar dela. E para poder obter seu próprio lugar em Faerie, ser respeitada, se não temida, ela sabe que precisa conquistar um lugar na Corte do Rei. As coisas seriam mais fáceis se os humanos não fossem tão desprezados pelo povo e, principalmente, por Príncipe Cardan, o príncipe mais jovem, da idade de Taryn e Jude, que tem aulas com elas e parece desprezar todos que não fazem parte do seu seleto grupo de amigos horríveis.


No início, vemos muito de como Jude sofre sendo humana em Faerie. O bullying, as tentativas de assassinato (sim!), e as dificuldades de se morar com um pai... que é o assassino de seus pais. Todos esses anos ela abaixou a cabeça e tentou passar despercebida, mas as coisas só têm piorado. E, como humana, ela tem duas opções: se casar com alguém da Alta Corte ou se tornar alguém da Alta Corte (um(a) cavaleiro(a)).

Jude tenta, apesar de tudo, mostrar que é tão forte quanto todos eles, mesmo sem a aprovação de sua irmã - que faz de tudo para pertencer ao lugar, abaixando a cabeça e tentando se tornar um deles. Taryn já tem seu plano de se apaixonar e casar para ser uma deles, mas graças à um acordo, não pode contar para sua irmã quem é, como uma prova de amor pelo seu amado. Mesmo não gostando, Jude entende a opção da irmã, mas prefere treinar para se tornar uma cavaleira.

What they don't realize is this: Yes, they frighten me, but I have always been scared, since the day I got here. I was raised by the man who murdered my parents, reared in a land of monsters. I live with that fear, let it settle into my bones, and ignore it. If I didn't pretend not to be scared, I would hide under my owl-down coverlets in Madoc's estate forever. I would lie there and scream until there was nothing left of me. I refuse to do that. I will not do that.

Jude é uma personagem incrivelmente forte, mesmo. E, mesmo assim, de início, ela me irritou. Eu queria bater a cabeça dela na parede. Mas, aos poucos, fui entendendo cada atitude dela. Porque ela era assim. Ela é extremamente fechada, a única pessoa em quem realmente confia é Taryn, sua gêmea. Mesmo com Vivi, sua irmã mais velha, ela não fala tanto. Ela teme que Vivi conte para Madoc, já que fadas não podem mentir, e as coisas para seu lado piorem.

Quando as coisas começam a acontecer no livro, vamos percebendo que apesar de não serem capazes de mentir, as fadas são ótimas com jogos de linguagem para enganar. É assim que escondem segredos, afinal. Elas também são ótimas em barganha - sempre procurando beneficiar a si mesmas.

É meio loucura pensar em Madoc, o assassino dos pais das meninas, criando elas. E mesmo assim, ele as ama muito. E, incrivelmente, elas também o amam de sua própria maneira (talvez Vivi menos). É um negócio bem doido e absurdo.


Ainda assim, o maior problema de Jude, de início, se torna Cardan e sua trupe: eles são seres completamente desprezíveis. Suas atitudes deixam todos (inclusive nós) de queixo caído, mas quem diria não à um príncipe? Isso mesmo: Jude. Cardan e Jude nutrem um ódio profundo um pelo outro, praticamente declarando guerra, e não pensem vocês que é uma briguinha de crianças, porque tá muito longe de ser isso. Jude quase morreu algumas vezes, mas isso só a torna mais e mais forte, só faz com que tenha mais certeza do que quer.

I will make him proud of me. Everyone else, I will make very, very sorry.

Já Cardan, apesar de ser o próprio Príncipe Cruel, cheio de atitudes desprezíveis... É um personagem profundo. Aos poucos, vamos vendo as camadas dele, sem nunca chegar ao fundo. Ele ainda é um príncipe mimado, cruel e desprezível. Mas o que o tornou tudo isso? Essa é a pergunta que me fiz desde o início, já que conheço o estilo da escrita da Holly - e posso dizer que tudo tem uma resposta.

Enquanto Jude e Cardan travam uma verdadeira guerra, há Locke. Ele é uma fada, também, e faz parte da trupe de Cardan. Mas há algo diferente nele... Em seu olhar, em suas atitudes. Um dia, ele ajuda Jude e, assim, começa a nascer um romance entre os dois. Locke é extremamente carinhoso e bastante preocupado com Jude, sem ter medo de mostrar que está com ela na frente dos amigos.

O plot-twist do livro (todos os plot-twists que tem, inclusive) é de deixar todo mundo maluco. Há tanto segredo, tanta intriga, tanta barganha... As sementes vão sendo plantadas em nossas mentes e nós já ficamos imaginando algumas coisas que podem acontecer, mas nada me preparou para o que veio em seguida.

I have been trying to feel nothing about what happened. I am afraid that if I begin to feel, I won't be able to bear.

O livro deixa a gente de queixo caído, coração apertado e com vontade de sair correndo (só pra ler o próximo). O começo foi meio difícil, não só pelo inglês e as descrições fantásticas com palavras mais rebuscadas, mas também porque eu demorei pra me entender com a Jude. Mas quando nos entendemos, a leitura fluiu tão facilmente, que a essa altura eu já poderia ter lido o 3º livro se a Holly já tivesse terminado.

Eu nunca escondi como sou fã dessa mulher, e essa série só veio pra provar, mais uma vez, como eu amo tudo que ela escreve. Desde sua escrita, a seus personagens e seus plot-twists malucos. Sou apaixonada pelos personagens profundos e até mesmo duvidáveis - eles não são simplesmente os mocinhos, isso seria fácil demais. É sempre uma linha tênue entre ser o mocinho e ser o vilão. É isso que eu realmente amo.

Faeries don't believe in dismissing gratitude with a few words. They believe in debts and bargains.

Nota: 5




Sobre mim: Letícia Proença, médica veterinária, até hoje não sabe como levou a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!