Starters


Título: Starters
Autora: Lissa Price
Série: Starters #1
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 368
Livro: Skoob
Sinopse:

Seu mundo mudou para sempre.
Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.
Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...



Callie vive nas ruas com seu irmão mais novo, Tyler, que possui uma saúde muito frágil. Eles e Michael, outro órfão e amigo deles, estão sempre fugindo dos inspetores que poderiam recolhê-los.

Em um mundo futurístico pós-guerra, a população humana se resume em Starters, adolescentes menores de idade, e Enders, idosos acima de 60 anos que podem viver até os 200. A Guerra dos Esporos dizimou todos os adultos. Não bastasse, os adolescentes são proibidos de trabalhar para proteger a economia e trabalho dos Enders... Mas o trabalho escravo de Starters órfãos é legal.

Assim, os Starters se dividem entre: os que ainda possuem avós Enders vivos e mantém uma vida de classe alta, e os órfãos, que vivem nas ruas escondidos, roubando, ou são capturados pelos inspetores e acabam nas instituições, onde há muito trabalho escravo braçal que os Enders não conseguem fazer.


Mas Callie tem uma chance de mudar a sua situação. Ela descobre uma empresa chamada Prime Destinations, localizada em Berverly Hills, onde algumas coisas acontecem por baixo dos panos. A Prime aluga o corpo de Starters para que os Enders possam se divertir como se ainda fossem adolescentes.

Em meu mundo, nada era o que parecia. E eu não sabia se conseguiria voltar a confiar em alguém.

Como o trabalho de Starters é proibido e isso é uma coisa um tanto quanto perturbadora, a Prime funciona no boca-a-boca e procura fechar contratos com, principalmente, órfãos. A empresa coloca um chip no cérebro do Starter e, quando o Ender o aluga, é como se ele estivesse dormindo, enquanto o Ender se conecta ao corpo e aproveita seu aluguel. Em troca, a Prime paga uma grande quantidade de dinheiro, que pode comprar comida por pelo menos um ano, além dos remédios de Tyler.

As coisas parecem certas, apesar de estranhas, e Callie aceita o serviço por seu irmão. Nos primeiros aluguéis, é como se ela dormisse. Mas no último... Ela acorda no meio de uma festa, em uma danceteria. E muito confusa. Lá ela conhece Madison, uma Ender com um corpo alugado e Blake, um adolescente de verdade.

Será que a Cinderela chegara a cogitar a possibilidade de confessar a verdade para o príncipe na noite que se divertira com o belo vestido de baile? Será que chegara a pensar em dizer que, ah, por falar nisso, Príncipe, a carruagem não é minha, sou apenas uma criada suja e descalça e essa aparência não vai durar muito tempo? Não. Ela tinha aproveitado cada momento. E fora embora discretamente depois da meia-noite.

Na danceteria, Callie começa a escutar vozes em sua cabeça, que não sabe a quem pertence. Mas ela precisa continuar fingindo que é a Ender em seu corpo, pois o contrato ainda não terminou, e se voltasse mais cedo, a Prime com certeza não lhe pagaria. E era pra isso que ela estava ali, pelo dinheiro.

O que ela não esperava, é que a Ender que alugou seu corpo por um mês, possuía planos muito sinistros para por em prática enquanto usava seu corpo. E Callie precisa descobrir o que é enquanto acorda e perde a consciência, dividindo seu corpo com a Ender. Ela precisa descobrir como tudo isso está ligado à Prime e à um Senador.

Ele é um político e os políticos enganam as pessoas até mesmo quando dormem.

Eu li Starters logo que lançou, em 2012, e gostei bastante da história, mas por algum motivo não fiz a resenha na época. Assim, resolvi reler para poder trazer pra vocês e poder reler Enders - que eu não lembro nada do que acontece.

A escrita de Lissa é boa e gostosa, mas o verdadeiro problema é o desenvolvimento e, principalmente, o romance. A história e ideia de Starters e Enders, mesmo esse aluguel de corpos, eu acho muito legal. Mas o romance com Blake ficou tão forçado!

A Callie viveu nas ruas, passando fome, e quando está vivendo como uma Ender rica, esquece de seu irmão doente e de todos os outros problemas e vai passear com Blake. Eu entendo a necessidade de às vezes querer uma vida normal, mas a situação toda acabou ficando forçada.


Contudo... Lissa ganha a gente com seu final. Quando as coisas começam a vir a tona, quando Callie para de ser uma cabeça dura e resolve ir atrás e colocar a mão na massa, vem o plot-twist e algumas coisas que eu realmente não esperava (e nem lembrava!).

O tipo de gancho que nos deixa pensando "não vai ter jeito, vou ter que ler a continuação". E antes que vocês pensem: 'meu deus, outra série', a série Starters é uma duologia, então depois desse só temos Enders e acaba (nada de séries de 5 livros).

Pra quem gosta de distopias, a ideia de Starters é bem legal, mas não pensem que é uma daquelas distopias que vai deixar a gente gritando e se descabelando, porque não é pra tanto. A história é boa, é legal de ler, o romance é fraco, mas de maneira geral a história é boa, mas infelizmente não é outro Jogos Vorazes.

"Os outros países estão todos paranoicos por causa dos malditos esporos. E ninguém quer vir até aqui. O México... você acredita que eles construíram aquela muralha para impedir os americanos de atravessarem a fronteira?"
É muro que você quer, @Trump?

Nota: 3,5/4




Sobre mim: Letícia Proença, médica veterinária, até hoje não sabe como levou a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!