15 Cursos Online Gratuitos


Olá, dragões! Como vocês estão?

Hoje vim trazer pra vocês algumas coisas interessantes. Não sei se vocês sabem, mas eu e a Carol estamos naquele momento "between jobs" pra deixar mais bonito. De qualquer maneira, temos procurado nos aprimorar para não ficarmos 'paradas', procuramos sempre nos atualizar em tudo. E, assim, trazemos hoje uma parceria com a Udemy, que alguns de vocês podem conhecer! Portanto, pros nossos amados leitores, eu selecionei 15 cursos online e totalmente gratuito deles que pode interessar vocês.



#1 - Aprenda HTML (HTML5)

Descrição: Este curso foi projetado para iniciantes e é focado nos conceitos da versão 5 do HTML. Muitos cursos ainda usam conceitos ultrapassados, de HTML 4.01 (de 1999) e XHTML (de 2000), ele faz parte da disciplina Desenvolvimento Web, de graduação. O curso ensina como hospedar suas páginas gratuitamente na Internet usando o GitHub Pages.

Eu mesma já fiz cursos de HTML e estou iniciando o curso de HTML5! Para nós que possuímos páginas na internet é muito interessante saber o básico de HTML para podermos ser mais independentes na hora de editar algum detalhe no layout de nossos sites.



#2 - Introdução à Linguagem de CSS

Descrição: CSS (Cascading Style Sheets, que traduzido para o português significa "Folha de Estilo em Cascatas") é uma linguagem que facilita a aplicação de estilos a páginas de internet. Ela age em conjunto com as páginas HTML para fornecer websites com um melhor design. Neste curso você aprenderá os conceitos básicos da linguagem CSS.

Pra quem já sabe o HTML ou fez o curso #1 da nossa lista, este curso de CSS com certeza deve ser o próximo! Mais uma vez ideal para nós, blogueiros, que vivemos brigando com o layout dos nossos sites após uma troca de modelo. Nos ajuda a "ler" os códigos e sabermos o básico para podermos encontrar qualquer problema.



#3 - Construa seu site em WordPress de forma simples e rápida

Descrição: No curso Wordpress Expresso você aprende a construir seu próprio site em Wordpress de forma simples e rápida utilizando da plataforma Linker Digital. Não é necessário assinatura de servidores envio de arquivos via FTP e banco de dados, uma vez que o Linker faz tudo isso. Em seguida, o curso ensina a instalar temas, plugins e a registrar um domínio próprio.

Para quem utiliza a plataforma do Wordpress e nunca aprendeu muito sobre ele, esse curso é o ideal. Também para você que tem interesse em mudar de plataforma ou começar algo novo por lá!



#4 - Marketing Digital para Iniciantes

Descrição: Este curso vai lhe ajudar a dar os primeiros passos no seu projeto digital. Não basta aprender como funcionam sistemas complicados, é necessário ter a visão empreendedora no mercado digital. Veja quais são as principais tendências e modelos de negócio da internet e as ferramentas mais usadas no marketing digital.

Um curso perfeito para nós, blogueiros,youtubers e afins. Fazer com que nosso hobbie tenha visibilidade e possa render algo mais para nós. Se você conhece alguém que divulga trabalho pela internet, também, o curso é perfeito.



#5 - Primeiros passos em e-mail marketing e automation com o E-goi

Descrição: Este curso é destinado a todos os profissionais ligados ao marketing que querem utilizar o melhor dos meios digitais (Email Marketing, SMS, Push Notifications, Torpedos de Voz, Redes Sociais, Fax, etc.) para se relacionar com os seus clientes e fidelizá-los.

Pra quem quer ir um pouco além no marketing, captar contatos/leads de forma consentida para criar uma lista de clientes qualificada e segmentada, complementar a sua comunicação digital com o canal de SMS/SmartSMS e mais, esse curso é o ideal!



#6 - 3 ferramentas essenciais do Excel

Descrição: Nesse curso gratuito, nós vamos ensinar 3 ferramentas essenciais do Excel: Função SE, função PROCV e a ferramenta FILTRO! O curso aborda o conhecimento completo das ferramentas, desde conceitos e recursos, até aplicações em cases reais! Ou seja, se você não tem conhecimento ou teve pouco contato com essas ferramentas no Excel, você vai obter um conhecimento completo delas.

Para todos nós, e para alguns pode ainda não parecer, ter conhecimento do Pacote Office é muito importante. Trago pra vocês 3 cursos, entre eles este curso para aprimorar os conhecimentos em Excel, para aprendermos a aplicar as ferramentas em cases reais do mercado de trabalho (caso você ainda não tenha chegado à procura de trabalho, saiba que a maioria pede conhecimento intermediário a avançado de Pacote Office!).



#7 - Microsoft Word 2013/2016

Descrição: O curso de Word 2013/2016 para usuários e superusuários aborda, em um conceito How To, as principais novidades e recursos destas duas versões da ferramenta que realmente fazem diferença para o profissional que usa no seu dia-a-dia o processador de textos líder de mercado.

Outra ferramenta essencial do pacote Office é o Word, que muitos usam para salvar as resenhas com medo de tudo se perder na lista de rascunhos. Para aprender a utilizá-lo melhor no ambiente profissional, o curso ainda introduz o usuário à cenários de nuvem e colaboração avançada no SharePoint e OneDrive for Business.



#8 - PowerPoint 2016 para quem não sabe nada de PowerPoint

Descrição: Apesar de usar a versão 2016 do PowerPoint e também apresentar recursos do PowerPoint 365, este curso foca apenas nos recursos mais básicos do software. Você aprenderá a: organizar os slides da sua apresentação; incluir textos; criar gráficos; usar temas e muito mais! PowerPoint é uma ferramenta essencial para professores, palestrantes e profissionais que precisam apresentar produtos, ideias, conceitos, resultados e qualquer outra informação de forma profissional.

Você está na faculdade, precisa apresentar um trabalho mas ninguém sabe mexer no PowerPoint direito? Seus slides parecem saídos de um filme de terror? Seus problemas acabaram! Este curso é ótimo para aprimorarmos nossas apresentações seja na faculdade, seja na empresa. Depois que você aprender a usar o PP, vai querer enviar todas suas apresentações pra todo mundo ver.



#9 - Empreendedorismo

Descrição: Um curso perfeito para quem quer iniciar um negócio agora mesmo e não sabe como, com todos os princípios básicos e habilidades que devem ser desenvolvidas para se tornar um empresário. Você vai aprender passo a passo todo o processo para começar a empreender, por exemplo: como você deve se motivar, se acostumar com o fracasso, abrir uma empresa lean e etc.

Algo que está em alta hoje em dia é o empreendedorismo. E a tendência é que o empreendedorismo e a atitude empreendedora cresçam cada vez mais. Para não ficarmos de fora e, também, para quem tem vontade de iniciar um negócio, esse curso pode ajudar a clarear as ideias e dar o primeiro passo.



#10 - Gestão de Projetos

Descrição: Níveis acima dos cursos (superficiais e teóricos, feitos para quem busca mais um certificado) que encontramos hoje pela internet, este curso foca na aplicação de técnicas de planejamento e gestão para solucionar as principais deficiências das empresas atualmente no mercado, ensinando o passo-a-passo para planejar projetos com precisão, gerenciar a sua execução, aumentar a produtividade, reduzir custos, eliminar horas extras e, como resultado natural, aumentar o lucro dos negócios.

Ainda na linha de empreendedorismo e projetos, o curso de Gestão de Projetos é um curso extremamente inovador, prático e 100% online que vai ensinar passo a passo como criar planejamentos profissionais e bem sucedidos utilizando técnicas especiais de gestão de projetos.


#11 - Como/Por que Estudar? Ânimo Teórico-metodológico

Descrição: Você já deve ter passado, ao menos, alguns dias na casa de algum amigo ou parente e deve ter notado como eles fazem as tarefas domésticas de maneira diferente da sua casa. Cada família ou indivíduo organiza as tarefas de maneira distinta, graças aos diversos modos de ser e estar no mundo. Este é um mini-curso sobre métodos de estudo e Ânimo para estudar, baseado no texto de minha autoria: Ânimo Teórico-metodológico.

Bom, este é mais um curso que parece ter sido feito para mim. Com certeza o desanimo para estudar não afeta apenas estudantes do Ensino Médio, mas também os Graduandos, Pós-Graduandos e concurseiros. E ter uma motivação a mais para estudar é sempre bom!



#12 - Adobe Premiere CC 2018

Descrição: Ao final do curso o aluno estará capacitado a desenvolver vídeos, criar efeitos de transição e finalizar um projeto com um dos softwares mais respeitados do mercado internacional por meio de vídeo aulas em alta definição (HD) abordando o adobe Premiere Pró CC em sua versão 2018. O curso se destina a quem está começando ou mesmo já está na área, pois será um reforço para os moldes atuais.

Como muitos blogueiros hoje em dia utilizam o Youtube como ferramenta auxiliar ou acabaram migrando de vez para lá, selecionei também um curso para edição de vídeos que espero que os ajudem!



#13 - Como Publicar um Livro no Wattpad

Descrição: Aprenda o passo a passo de como publicar um livro no Wattpad: como postar os capítulos, quais são as opções oferecidas, etc. Aprenda também a criar uma capa interessante para o seu livro, pois uma boa capa, que convide o leitor a clicar na sua história, faz toda a diferença no Wattpad. E, ainda, saiba quais são cinco grandes erros cometidos por autores no Wattpad e veja como evitar esses erros.

Como grande parte dos escritores hoje utiliza a plataforma Wattpad, selecionei um curso interessante para quem está começando na área ou que ainda não se sente seguro utilizando a plataforma!



#14 - Processos Seletivos

Descrição: Obter destaque em processos seletivos de emprego é o desafio que a maioria dos profissionais enfrentarão ao longo da vida. Nesse curso você obterá conhecimentos que tornarão esse processo mais fácil. Aprenda a fazer um currículo de destaque, entenda como o processo seletivo acontece nas organizações e saiba como agir e o que falar nas entrevistas de emprego.

Para todos nós que estamos procurando emprego, seja no início da carreira ou entre dois empregos, talvez um curso assim venha a calhar, não é? Sei que, para mim, com certeza será de grande ajuda.



#15 - Creative Writing - Writer's Block Workbook

Descrição: O curso fornece mais de 100 inícios de sentenças para auxiliar os escritores a criarem novas histórias, três dias por cinco semanas. Ao final de cada semana há alguma dica de escrita com outra orientação ao longo do caminho. O curso é estruturado em nove aulas (de 2 - 5 minutos de duração) com introdução, explicação de pontos de vista e outros. (Tradução e resumo livre)

Este é o único curso em inglês que selecionei pra vocês, mas achei muito interessante pois sei que grande parte escreve - se não como profissão, como um hobbie (Oi, Carol). Foi o único em inglês, também, porque sei que nem todos possuem alto conhecimento da língua, mas espero que possa ser de grande ajuda.



Bom, pessoal é isso!
Espero muito que essa lista ajude alguns de vocês e possa acrescentar algo de bom na vida pessoal e/ou profissional. Para quem tiver interesse na parte de desenvolvimento, ainda, eles tem o curso de Python 3 na Web com Django que também está gratuito!

As plataformas de cursos online têm crescido cada vez mais e é muito importante sabermos em quais confiar ou não antes de investirmos nosso dinheiro. Assim, espero que esses cursos possam ajudar vocês a ter uma ideia de como a Udemy funciona e o quão séria a empresa é.




Sobre mim: Letícia Proença, médica veterinária, até hoje não sabe como levou a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!