Tarde Demais

Título: Tarde Demais
Título Original: Too Late
Autora: Colleen Hoover
Editora: Record
Ano: 2018
Páginas: 384
Livro: Skoob
Sinopse:
Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida.

Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida.

A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável.

Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo.


Começo lembrando que este livro era um projeto que a Colleen não pretendia publicar. Ela explica antes de iniciarmos a leitura que trabalhava na história de Sloan quando estava em bloqueios literários, e publicava online. Com o feedback positivo dos leitores, logo ela se viu escrevendo sem parar e, quando chegou ao fim, não achou o suficiente e escreveu mais. Lançou este apenas com suas iniciais, para separar a história das outras que ela costuma escrever e o disponibilizou gratuitamente por um tempo.

Com isso em mente, comecei a ler o livro já sabendo que não é um trabalho 100% profissional da CoHo, o que talvez tenha me ajudado a não ligar muito para algumas coisas na história.

Sloan nunca teve amor e atenção dos pais. Sempre foi negligenciada e, em certo ponto, não aguentou mais e acabou sozinha com o irmão mais novo que possuía problemas de saúde e precisava de ajuda especializada. Assim, Sloan é uma pessoa forte, sozinha e aparentemente durona que faz de tudo para manter o seu irmão da melhor maneira possível, enquanto estuda para conseguir dinheiro para ter uma vida minimamente razoável.

Sua vida muda quando conhece Asa Jackson, que a conhece na faculdade e parece apaixonado por ela. Ele tem dinheiro e a trata como se fosse uma princesa, ou isso é o que ela pensa, já que nunca realmente experimentou nenhum tipo de amor. Asa a trata com elogios, atenção e a ajuda a manter as contas do irmão. Mas as coisas ficam cada vez mais abaladas porque ele não só é um traficante, como parece cada vez mais se tornar obcecado por ela.

A questão importante é que o livro traz a história ao contrário: o relacionamento abusivo, para depois nos mostrar como começou - e isso é muito interessante, para nos explicar como Sloan pode de qualquer forma e grau amar Asa e se manter com ele. E então o livro nos mostra que ela tentou sair do inferno que sua vida estava se tornando, mas se viu sozinha e prestes a perder o tratamento do irmão, e acabou voltando para viver o inferno enquanto aguentasse, apenas para que o irmão pudesse ter o que precisava.

Ele é arrogante, tem temperamento forte, é difícil lidar às vezes. Mas me ama. Ele me ama para cacete. E eu estaria mentindo se dissesse que não o amo também. Se pudesse, eu mudaria muitas coisas em Asa, mas ele é tudo que tenho no momento, então aguento. Ele me trouxe para casa quando eu não tinha mais para onde ir. Ninguém mais com quem contar. Só por esse motivo eu o aturo. Não tenho escolha.

Sloan se torna cada vez mais uma pessoa solitária, fechada e cansada. Não consegue dormir numa casa que está sempre cheia de gente, começa a sentir cada vez mais repulsa por Asa e, de repente, encontra um amigo na faculdade que muda um pouco o ritmo de sua vida. Carter é um aluno que faz Espanhol com ela e acaba se tornando seu crush, se isso é possível de alguma maneira, com o inferno de vida que leva. Porém, as coisas se tornam mais complicadas quando Carter aparece na casa dela e de Asa - mostrando que ele faz parte do mesmo mundo de tráfico de drogas de Asa.

Talvez seja estranho comparar pessoas a drogas, mas quando drogas são tudo o que você conhece, é normal.

A história se desenvolve com o ponto de vista dos três personagens e logo percebemos que Carter parece esconder alguma coisa, mas definitivamente se sente incomodado com a maneira que Asa trata Sloan, coisa que todas as outras pessoas na casa definitivamente não poderiam se importar menos. Aos poucos (ou não aos poucos o suficiente), algo cresce entre eles.

O relacionamento abusivo de Asa e Sloan é o foco principal, o que torna o livro extremamente pesado. Deixo aqui meu trigger warning para violência doméstica, estupro e mais.

No entanto, o que gerou muito debate entre os leitores, foi o fato de a Colleen nos apresentar o passado de Asa. Pra mim, foi necessário. Os personagens da Colleen sempre são extremamente humanos, e não é porque estamos falando de abuso que seria diferente... Todo mundo tem uma história. Mas todo mundo também tem escolha. E a história não justifica as escolhas.

Conhecendo o passado de Asa, muitos simpatizaram. Eu não. Podemos sentir compaixão por tudo que ele passou quando era criança, mas isso nunca vai justificar o que ele fez depois com a Sloan. E nunca será culpa dela se manter no relacionamento, como vi muitas pessoas acusando. É até triste ler um livro desses e ver pessoas falando que "era só ir embora" ou "era só falar não" e depois dizendo que "coitado, olha quantos traumas ele passou na infância". Isso não é justificativa. E a Colleen não usa isso como justificativa, como muitos acusam. É só quem ele é e como ele foi afetado pelas circunstâncias, mas ele sempre teve a escolha de ser diferente, mas nunca quis.

O livro "acaba" em um momento e continua, como a autora conta que aconteceu - escreveu o fim e, não sendo o bastante, continuou escrevendo. A segunda parte, pra mim, se arrastou mais. Me deixou nervosa quando nada parecia dar certo e, então, um quote me fez pensar.

Isso diz muita coisa sobre o sistema judicial. Chego a seis malditos centímetros de matar um cara a sangue frio e saio livre porque sou um dedo duro e alego ter uma doença mental?

E foi nessa hora que eu percebi. A segunda parte se arrastou, mas foi necessária para nos mostrar um pouco mais de Asa: aquilo é quem ele é, e quando tem a escolha de se arrepender, não o faz. Ele continua com sua obsessão. Ele é bem ciente do que faz e do que deixa de fazer, ele é inteligente. Ele não é uma boa pessoa e nunca foi. Poderia ter sido, mas as escolhas que ele fez o levaram aquele caminho. E mais do que isso, a justiça permitiu que ele continuasse o caminho que escolheu.

Ele era um traficante e um abusador. Poderia ser um assassino. Mas era um jovem branco, com dinheiro e sem histórico na polícia. Ele era articulado e tão inteligente que sabia o que precisava fazer para se livrar e continuar tudo o que queria.

Não é um livro fácil de ser lido. Não é um livro de amor. É um livro que conta uma história de abuso. É um livro que ou você realmente gosta, ou detesta. Não foi feito para sentir pena do abusador e se você faz parte do grupo que pensa que a culpa de alguma maneira é da Sloan, talvez seja hora de repensar a maneira de enxergar o mundo.

É um livro difícil de amar, com uma história tão pesada e cenas que nos deixam sem fôlego e realmente mal. É preciso fazer pausas. Mas é necessário. Não podemos romantizar o abuso e não podemos culpar a vítima. Como vimos também em "É assim que acaba", o relacionamento nunca começa explicitamente abusivo. Dói ser mulher e ler esses livros. Mas precisamos, principalmente porque precisamos aprender que essa ainda é a realidade de muitas mulheres e não podemos culpá-las. Nada justifica o abuso.

Nota: 4

Sobre mim: Letícia Proença, médica veterinária, até hoje não sabe como levou a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!