Todas as pequenas luzes

Título: Todas as pequenas luzes
Título Original: All the little lights
Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus
Ano: 2018
Páginas: 350
Tradução: Ana Guadalupe
Livro: Skoob
Sinopse:

Quando Elliott Youngblood vê Catherine Calhoun pela primeira vez, ele é apenas um garoto com uma câmera nas mãos que nunca viu algo tão triste e tão belo. Os dois se sentem excluídos e logo se tornam amigos. Porém, no momento em que Catherine mais precisa dele, Elliott é forçado a sair da cidade. Alguns anos depois, Elliott finalmente retorna, mas ele e Catherine agora são pessoas diferentes. Ele é um atleta bem-sucedido, e ela passa todo o tempo livre trabalhando na misteriosa pousada de sua mãe. Catherine ainda não perdoou Elliott por abandoná-la num momento difícil, mas ele está determinado a reconquistar a amizade dela ― e a ganhar seu coração. Bem quando Catherine está pronta para confiar outra vez em Elliott, ele se torna o principal suspeito em uma tragédia local.
Apesar da desconfiança de todos na cidade, Catherine se agarra ao seu amor por Elliott. Mas um segredo devastador que ela esconde pode destruir qualquer chance de felicidade que os dois ainda têm.

Elliott Youngblood passa as férias de verão sempre na casa dos seus tios, Leigh e John. Seus pais possuem uma relação bem complicada. O pai é violento e agride a mãe, enquanto ela acredita, cega de amor, que ele um dia mudará. Por isso, as férias são um alívio para Elliott. É quando ele enfim pode ficar em paz e tirar fotografias.

Para ganhar um dinheiro extra, Elliott corta a grama dos vizinhos, e é assim que ele conhece Catherine Calhoun, aos quinze anos. Na ocasião, ele estava tão nervoso por conta dos pais que descontava numa árvore. Catherine, por sua vez, sai de casa, cansada das brigas dos pais, e encontra Elliott em seu pior momento.

Mas isso não é problema. Unidos pelos próprios dilemas, Elliott convida Catherine para tomar um sorvete, e assim eles começam a conversar e se conhecer melhor. Catherine fala do pai com um grande carinho. Ele é amoroso, atencioso e companheiro. No entanto, naquele dia, ele chegara em casa com a notícia de que a empresa havia demitido uma leva de funcionários, ele incluso. A renda da mãe não era o bastante para sustentá-los, e ele precisaria arranjar um novo trabalho rapidamente.


Fiquei em pé na janela, sabendo que não conseguiria mais ver Elliott. Ele era o único - não só estranho - e havia me encontrado. E, naquele momento, gostei de não me sentir sem rumo.


Aos poucos, Elliott e Catherine criam um vínculo forte. Eles resolvem passar todos os dias do verão juntos, aproveitando até o último instante em que Elliott estará lá. Ele até mesmo a defendera de Presley e suas amigas, que insistiam em praticar bullying com Catherine pela fama de sua família, que em tempos antigos envenenou quase a cidade toda.

Quanto mais compartilhavam momentos e risadas, mais eles percebiam o quanto seria difícil dizer adeus. Elliott prometeu voltar no ano seguinte, e Catherine confia em sua promessa, até que no último dia, voltando para casa, ela descobre que o pai faleceu por um enfarto. Elliott faz de tudo para continuar ao seu lado e apoiá-la, mas sua mãe, Kay, o leva à força de volta para a cidade natal.

Dois anos depois, os pais de Elliott se separam, a mãe entra em depressão, e ele consegue permissão para morar com os tios. Se matricula na mesma escola de Catherine e vai atrás dela, mas Catherine já não é mais a mesma. A menina doce e de sorriso fácil se tornou séria e forte. A mãe transformara a casa numa pousada, e ela a dirigia sozinha, embora não contasse isso a ninguém. Após a morte do pai, sua mãe entrou num choque profundo. Embora já não fosse muito amável, conseguiu se tornar pior.

E Catherine não quer saber de Elliott. Se sentindo traída e abandonada, ela teve de lidar com o luto sozinha e amadurecer para tomar conta da pousada e de sua mãe. Suas olheiras e o cansaço são visíveis, mas ela distancia todos que tentam se aproximar. E Elliott fará de tudo ao seu alcance para que Catherine lhe dê mais uma chance.




Gente. Que loucura que é esse livro!

Vocês não fazem a menor ideia do tanto de coisas que acontecem nesse livro. De início, e também pela sinopse, temos a impressão de que a obra trata de romance e drama, mas vai muito além disso!

A história de Catherine e Elliott é muito bonita e tocante. Acompanhamos os dois adolescentes se aproximando e se sentindo invencíveis na companhia um do outro. A perda do pai é um baque muito grande para Catherine. Ele era seu mundo, e a reação da mãe também a assusta, embora a mãe tenha tido sua participação para o enfarto, sempre gritando e o pressionando por um emprego decente.

Elliott não levava uma vida muito melhor. Embora tivesse amigos no colégio, as brigas dos pais eram constantes, e ainda assim, jamais desistira de reencontrar Catherine. Quando a oportunidade aparece, ele não a deixa escapar.

Custa, mas Elliott e Catherine voltam a se entender. Só que mesmo com quase dezoito anos, Catherine tem horário para voltar, e não cogita fazer faculdade, pois alega ter responsabilidades com a pousada. Toda vez que ela sai do carro de Elliott e vai para casa, seus olhos se enchem de pavor. Porque isso? O que ela estaria escondendo? Ela nem mesmo o deixa entrar na casa. E quando Elliott invade pela janela de seu quarto, ele encontra a cama dela contra a porta, impedindo qualquer um de entrar. Do que ela estaria se defendendo?

Se você achava que esse era mais um romance clichê, está completamente errado! A obra conta também com mistério, assassinato, investigação criminal, sequestro e um assunto muitíssimo interessante que não posso contar porque seria um mega spoiler.


- Eu vou amá-lo para sempre. A gente nunca supera o primeiro amor.


Enquanto o início é leve e desperta a curiosidade, o desenrolar da história possui um tom mais pesado, até mesmo sombrio. Eu me sentia assustada também sempre que Catherine entrava na pousada. Eu simplesmente não conseguia compreender aqueles hóspedes. Juro que cheguei a pensar que eles seriam fantasmas, frutos da imaginação conturbada dela causados pelo trauma da morte do pai. Mas a resolução é sensacional, e quanto mais mergulhamos na história, mais nos sentimos envolvidos pelos acontecimentos e segredos. Eu estava doida por respostas, e o livro nos instiga cada vez mais a nossa curiosidade.

Confesso que eu estava receosa com a obra porque detestei Belo Desastre, da mesma autora. Mas a capa extraordinária e a sinopse me incentivaram a dar uma chance, e grazadeus que fiz isso! Gostei tanto que favoritei e estou considerando ler Red Hill, outra obra da Jamie que vejo muitos comentários positivos a respeito.

Em suma, Todas as pequenas luzes não somente atende às expectativas, como surpreende e entrega uma história incrivelmente bem escrita e construída. Você não vai querer largar até descobrir o final de Catherine e Elliott e o grande segredo da pousada!

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!