Série Bruxos e Bruxas


Título: Bruxos e Bruxas, O Dom, O Fogo
Autores: James Patterson (Gabrielle Charbonnet, Jill Dembowski e Ned Rust)
Série: Bruxos e Bruxas
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 228 | 288 | 272
Livro: Skoob | Skoob | Skoob
Sinopse:

Em pleno século XXI, os irmãos Allgood, With e Whisty são arrancados de sua casa no meio da noite e jogados na prisão, acusados de bruxaria. Vários outros jovens como eles foram sequestrados, presos e outros desapareceram.
Tudo isso acontece porque o mundo foi comandado por um novo governo "Nova Ordem", que acredita que todos os menores de dezoito anos são suspeitos e que praticam bruxaria. Quem comanda a N.O é O Único Que É O Único, e seu objetivo é tirar tudo que faz parte da vida de um adolescente normal, livros, música, arte, comandar o mundo e desvendar todos os segredos da magia.
Qualquer forma de protesto contra a N.O será punida com muita rigidez e tortura, até que a pessoa possa completar dezoito anos, e assim ser condenado a morte.
A missão dos irmãos Allgood é livrar o mundo desse novo regime e resgatar seus pais desaparecidos. Mas será que eles conseguirão enfrentar a Nova Ordem, salvar todos dessa tortura e encontrar seus pais?

Whit e Wisty são dois irmãos com 17 e 15 anos, respectivamente. Eles levavam uma vida normal de adolescentes do Ensino Médio, sendo Whit o exemplo de aluno, e Wisty a rebelde que mata aulas; até que um dia (que na verdade é o primeiro capítulo) eles acordam com sua casa sendo invadida pela polícia da Nova Ordem, e são levados como prisioneiros. Sem entender, a polícia os acusa de bruxaria e manipulação de Magia Negra.

"... Vocês são uma ameaça a tudo o que é adequado, certo e bom. Soubemos pelo testemunho da polícia sobre suas últimas perpetrações nas artes das trevas. Sabemos disso graças a inúmeras investigações conduzidas pela Agência de Segurança da Nova Ordem, e sabemos disso, acima de tudo, graças à Profecia."

O que os irmãos percebem, no entanto, é que seus pais parecem saber algo a respeito dessa história insana de bruxaria. E entregam para eles uma baqueta e um livro aparentemente em branco, para que possam levar com eles até o dia do julgamento.

Sendo maltratados e sem entender, no momento do desespero, Wisteria pega fogo sem se queimar e, um tempo depois, percebe que talvez eles sejam mesmo bruxos.

A caminho da prisão, eles percebem que a Nova Ordem tomou conta do país: há bandeiras vermelhas com o símbolo da N.O. por todos os lados e as pessoas parecem realmente acreditar nessa história de bruxaria como se, de repente, estivessem no século XVII.

Presos, eles procuram saber mais sobre suas habilidades, bruxaria e o que está acontecendo com o mundo; em quem confiar e em quem não confiar, claro. Lá, descobrem também que eles são os dois bruxos de uma Profecia numa parede, onde se diz que eles são os salvadores. Seria isso minimamente possível?

– Temos que descobrir como isso funciona – Wisty disse, tensa. – Eu sei que você acha que sou louca, mas estou começando a acreditar nessa história de bruxa e bruxo. Na nossa mágica. Temos que treinar, Whit. Temos que ter mais força de vontade. Talvez você seja um bruxo. Talvez eu seja uma bruxa.

Bom, um resumo geral do livro sem soltar muito spoiler, é isso: eles precisam aprender a controlar seus poderes, fugir, enfrentar a Nova Ordem e tentar resgatar seus pais, que agora têm suas caras estampadas em cartazes por toda a cidade.

No entanto, eu achei a série muito, muito rasa. Senti falta de um desenvolvimento inicial dos personagens, afinal, somos introduzidos já no momento de prisão deles, quando nem eles entendem tudo o que está acontecendo. Aos poucos, vamos aprendendo sobre eles e sobre os amigos e personagens secundários.

O livro é dividido pelo ponto de vista de Whit e Wisty, porém, cada capítulo não tem mais do que três páginas, o que nos faz ficar mudando de POV a cada instante. Isso é bom e ruim, já que dá a sensação de não conseguir seguir uma linha única de raciocínio.

A leitura é rápida, sem muita enrolação no quesito de desenvolvimento da escrita, mas peca em alguns acontecimentos (principalmente pela mudança de ponto de vista); faltou muito desenvolvimento de personagens, da história política por trás da N.O. e até mesmo dos pais deles. Como assim do nada é instaurada uma ditadura onde o cara sai falando que magia é real e vamos perseguir os bruxos e todo mundo simplesmente acredita?

Em Bruxos e Bruxas conhecemos mais os dois personagens e começamos a nos situar nesse Novo Mundo, sem nos aprofundarmos muito.

Já em O Dom, os nossos protagonistas começam a dominar seus poderes e entendem seus Dons e porque são tão perseguidos pelo Único que é O Único (acho que não comentei, mas nesse mundo, o cara que "comanda" se chama de O Único, e diz que não podemos chamar uns aos outros pelo nome, então eles se tornam O Úncio Que "É Alguma Coisa" e eu achei isso muito idiota).

Já em O Fogo, finalmente há lutas, desenvolvimento de personagens que ficaram para trás e... Não é o último livro. Mas eu parei de ler nele, porque achei que há um desfecho suficientemente bom para a série que é. Ou seja, se você não ler O Beijo, quarto e último livro da série, ainda assim, a sensação é de que acabou.

Eu percebi, depois que terminei de ler, que cada livro foi escrito pelo James Patterson e alguma outra pessoa. E eu nunca tinha lido nada dele, mas sempre ouvi falar muito bem, e, honestamente, a premissa do livro é muito boa, mas deixou muito a desejar. Então, acabei me decepcionando um pouco. É uma série para passar um tempo e ser lida bem rapidinho. Mas nada que chegue aos pés das Distopias que temos por aí, que fizeram tanto sucesso.

Nota: 3



Sobre mim: Letícia Proença, estudante de Medicina Veterinária, até hoje não sabe como leva a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!