A Poção Mortal

Título: A Poção Mortal
Título Original: The Potion Diaries – Going Viral
Autora: Amy Alward
Série: Diário de uma Garota Alquimista - #3
Editora: Jangada
Ano: 2018
Páginas: 352
Tradução: Denise de Carvalho Rocha
Livro: Skoob
Sinopse:

Depois de encontrar o diário de poções da sua bisavó, escapar das garras de uma alquimista malévola, recuperar a memória do seu avô e se tornar uma Mestra Alquimista, não é hora de Sam Kemi ter um bom e merecido descanso? Mas agora que a Princesa Evelyn está casada com o sinistro Príncipe Stefan e começa a apresentar os estranhos sintomas de um vírus desconhecido, parece que as aventuras de Sam estão apenas começando.
Com uma equipe de TV registrando cada passo de Sam e o tempo quase se esgotando, nossa garota alquimista terá agora que enfrentar erupções vulcânicas, animais mitológicos e o pérfido jogo de um Príncipe cheio de segredos, se quiser salvar a Princesa e a vida de todos os seus súditos... de um sono eterno!

1A Poção Secreta
2A Poção Perdida
3 - A Poção Mortal

[PODE CONTER SPOILERS] 

Agora que a Princesa Evelyn se casou com o Príncipe Stephan a fim de controlar sua magia, Sam não tem tido mais contato com a amiga. Sam sabe que Stephan não tem boas intenções, mas ninguém parece botar fé em suas suspeitas - em uma dessas vezes, ela quase grita em rede nacional e sua credibilidade cai, quase virando uma piada.

A única coisa que a faz tirar um pouco a questão da cabeça é a realização de um documentário sobre a sua vida como mestra alquimista, proposto por Daphne, uma grande diretora. Como Sam não é fã de câmeras e tem medo de falar alguma bobagem ou agir de forma não natural, ela pensa bem no assunto, mas toda sua família e inclusive seu namorado, Zain, estão empolgados com a ideia, portanto ela topa, pensando também em tentar mudar a visão das pessoas a seu respeito.

Enquanto as gravações não começam, Sam continua tentando falar com Evie, embora sem sucesso. Uma foto divulgada pela mídia revela a princesa e o príncipe na lua de mel, mas sequer é possível ver o rosto dela; e da última vez que Sam a vira, ela estava com tosse, expelindo um pó branco e com um ar abatido. Felizmente, seu avô atende às suas preocupações e resolve entrar em contato com alguns amigos alquimistas, que nada mais são que três grandes mestres alquimistas, muito reconhecidos internacionalmente.

Os mestres alquimistas, em especial o Waidan, confirmam suas suspeitas: a Princesa Evelyn está doente, afetada por um vírus que afeta apenas Talentosos e precisa ser curada logo para não perder seus poderes. Sam embarca então em uma viagem com sua equipe de filmagem e namorado para descobrir mais sobre seu passado, como o primeiro Waidan Kemi está relacionado ao vírus e como fazer uma poção que possa salvar toda a população de Talentosos que está prestes a ser atingida pelo vírus.

- Provavelmente porque as pessoas são como as poções, Sam. Só porque temos todos os ingredientes certos, isso não significa que eles vão se misturar como deveriam.


Quando Sam chega na cidade do Waidan, a aventura começa e só termina com o final do livro. A cidade em questão fica ao redor de um vulcão que, até então, estava inativo; e não apenas isso: antigamente, os alquimistas moravam ao pé do vulcão, um local que só foi descoberto recentemente após a última erupção - e lá estão todos os segredos de seu antepassado, do vírus e a cura.

Todas as cenas que se passam no vulcão são, provavelmente, as melhores cenas do livro. A autora consegue literalmente nos teletransportar para um vulcão, à procura de respostas, à procura de ingredientes. Se você não quis ser um Talentoso até agora, esse livro com certeza vai te faz querer ser um alquimista.

– Isto? – Olho para o diário de poções, com a fênix irrompendo das cinzas, e sorrio. – É o lugar onde a magia acontece.


A Poção Mortal é o terceiro e o último volume da trilogia Diário de uma garota alquimista, e posso dizer que fecha a história com chave de ouro e com aquele gostinho de quero mais. Honestamente, torço muito pra que a autora repense e crie novas aventuras para Samantha. Ela é uma pessoa maravilhosa, com uma garra que vemos em poucos personagens. Sua curiosidade e força de vontade em ir atrás de respostas é o que dá ritmo ao livro, e assim acompanhamos sua jornada. Eu vinha de um grande bloqueio literário, e me senti completamente envolvida na trama, ansiando por explicações e pelos próximos acontecimentos.


A escrita da Amy é simplesmente incrível. Ela consegue tornar a história leve e jovial, e seu ponto forte são as descrições: nem tão sucintas, nem exageradas, apenas no ponto certo. Eu fiquei encantada com as cenas que se passam no vulcão. Nunca li nada parecido. E nos agradecimentos, a autora relata que para construí-las, ela foi para o Chile, visitar o vulcão Villarrica, um dos mais ativos do mundo. Meu sonho: viajar para pesquisar e construir histórias fiéis. Acho lindo quando é perceptível o quanto os autores estudaram e pesquisaram para escreverem e nos entregarem uma obra crível. O segredo está todo nos detalhes, e através da escrita da Amy, pude me sentir junto de Sam, enfrentando o calor, o frio, o medo e a ansiedade no vulcão. Fiquei pelo menos uma hora depois de terminado o livro lendo sobre vulcões, juro pra vocês.

Quanto aos personagens, já ressaltei a bravura de Sam, mas o que também admirei muito foi o quanto ela amadureceu, se aprimorou nas poções e passou a confiar mais em suas próprias habilidades. Sua relação com sua família também é muito bonita, dando destaque principalmente ao avô e sua irmã, Molly.

Já aprendi que existe uma certa magia em ser comum também. Em não ter de depender de nenhum poder externo e confiar na própria capacidade de interagir com as criaturas mágicas e as plantas deste mundo, sem correr riscos. Ser comum é o que me permite ser alquimista e eu não trocaria isso nem por todo o poder mágico do mundo.


A coitada da princesa Evelyn mais uma vez tem sua vida em risco, só que dessa vez o reino inteiro precisa ser salvo, e também adorei ver como ela luta para se manter acordada e à par do que está acontecendo de verdade. Apesar de aparecer menos do que nossa protagonista, gostei muito de ver a princesa sendo persistente e positiva, mesmo doente e com os poderes enfraquecidos.

Zain foi uma incógnita pra mim desde o primeiro volume e, infelizmente, continuou sendo. Ele é um bom namorado para Sam, mas sua personalidade é pouco modulada, talvez por ele ter muitas dúvidas quanto ao que ele mesmo quer ser e o que estudar. Isso fez com que o final do livro fosse uma surpresa, mas da qual eu gostei.

Realmente torço muito para que Amy decida trazer mais histórias da nossa alquimista e suas poções. A Poção Mortal é uma continuação repleta de ação, aventura e obstáculos que tornam a leitura frenética e maravilhosa.

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.
Sobre mim: Letícia Proença (Leeh), finalmente Medica Veterinária, até hoje não sabe como leva a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Canceriana louca, gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!