Abandono

Título: Abandono
Título Original: Abandon
Autora: Meg Cabot
Série: Abandono -#1
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 304
Tradução: Camila Mello
Livro: Skoob
Sinopse:

Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos.
É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável. Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra.
O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa.
Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.

Pierce morreu aos 15 anos. Diferente da experiência que muitos relatam, ela não viu uma luz branca. O que ela presenciou foi bem diferente.

Aos 7 anos, no enterro do avô, Pierce conheceu John. Na época, ainda inocente e imatura, ela acreditava que John era apenas um colega da família que apareceu para dar os pêsames, embora apenas ela tivesse o visto. John inclusive fora gentil e a ajudara a ressuscitar uma pomba.

Quando Pierce abre os olhos após ter caído na piscina dos pais, se afogando, ela encontra uma lagoa e duas filas repletas de pessoas que estão à espera de barcos. Na fila onde Pierce está, também há uma senhora simpática que, assim como ela, não sabe para onde irão. Já do outro lado, as pessoas parecem impacientes e imploram para serem colocados na outra fila.

Apesar de incomodada com a situação, Pierce se enche de esperança quando se depara com John. Ela então vai atrás dele, mas esse John parece diferente do que ela conhecera; muito mais imponente e severo. Custa para que ele a reconheça, e quando isso acontece, ele a leva para um lugar especial e lhe dá um colar.

Assustada, Pierce só pensa em fugir e voltar para casa, e é o que ela milagrosamente consegue.

No entanto, sua experiência pós-morte a afetou mais do que esperava. Na escola, se distanciou de todos, até mesmo de sua melhor amiga, Hannah, e passou a receber olhares estranhos dos demais alunos. O evento gerou também o divórcio dos pais, e Pierce vai com a mãe para sua terra natal, a Isla Huesos.

O que Pierce não contava era em ver John de novo. Duas vezes em sua antiga cidade, e com maior frequência na ilha. Com o tempo, Pierce descobre que há um significado grandioso para o colar, e que a ilha esconde segredos tenebrosos como o Mundo Inferior.



Sempre adorei os livros da Meg Cabot e fazia um tempo desde que Abandono estava na minha lista de desejados, mas confesso que tinha esquecido da obra, até que a encontrei pra troca no Skoob.

De certa forma, Abandono possui uma pegada diferente dos demais livros da Meg. Me recordou um pouco A Mediadora, mas ainda assim carrega um toque mais sombrio.

Pierce é uma garota de bom coração que pensa primeiro sempre nos outros. É desafiadora, mas também impulsiva, e essa característica de sua personalidade não me agradou. Ela fala com John como se estivesse falando com um amigo, e é estranho, considerando que ele é um dos guardiões do Mundo Inferior.

Pierce também divaga demais, e isso já é culpa da narração da Meg. Nunca tive problemas com a sua escrita, mas o fato de ficar relatando ao extremo certos eventos desnecessários familiares cansa um pouco e tira o foco da história.

Outro ponto que não gostei é que a história não acompanha um trajeto fixo como eu coloquei na resenha. A obra se inicia com Pierce já aos 17 anos, morando com a mãe na ilha, e aos poucos ela vai voltando ao passado através das memórias e contando o que aconteceu em sua antiga escola e como conheceu John. Poderia ter funcionado, mas o problema é que Meg criou conversas entre Pierce e John, um acusando o outro e tratando friamente, como se já soubéssemos tudo o que aconteceu anteriormente. Creio que sua intenção tenha sido despertar a curiosidade no leitor, mas no meu caso, eu fiquei confusa e incomodada por não estar compreendendo direito.

John começa a ser desenvolvido bem, um homem sério e poderoso cuja presença causa impacto, mas aos poucos vai perdendo a imagem criada, principalmente quando se diz apaixonado por Pierce. Para quem não sabe, Abandono é o primeiro volume de uma trilogia. Meg tinha muitas páginas para construir esse romance de forma natural, e não foi o que aconteceu. Não dá pra acreditar no amor e na conexão deles, muito menos quando ele dá indícios de que deseja aprisioná-la em seu mundo para protegê-la das Fúrias. Antigamente, com a minha mente de quinze anos, eu acharia isso o máximo, mas hoje, só de ele cogitar essa possibilidade já me deu nos nervos. Ela concordar é uma coisa, ele forçá-la é outra, mesmo que pelo próprio bem dela. E sim, John age bastante como um macho alfa, como se ela não soubesse se defender sozinha. Mas tudo bem gente, vamos pensar que o livro foi publicado em 2013 no Brasil e foi escrito ainda antes.

Depois de tantas ressalvas, vamos para o motivo pelo qual ainda assim eu dei nota 4: O Mundo Inferior. Eu simplesmente adorei como a Meg inseriu o assunto na obra. Há muita mitologia envolvida e muitas explicações acerca da existência do mundo inferior, das chamadas Fúrias, dos guardiões e do que representa o calor. A parte histórica foi a que mais me entreteve e que fez a obra valer a pena. Tenho meus receios quanto ao segundo volume, principalmente pela forma como o primeiro terminou, mas vou dar uma chance.

Abandono é um livro jovem repleto de mistérios que tornam a leitura ágil e bem envolvente. Para todos que gostam da escrita da Meg e de um toque de mitologia, certamente vão curtir a jornada de Pierce.

Nota: 4


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!