Leis da atração

Título: Leis da Atração
Título Original: Rules of atraction
Autora: Simone Elkeles
Série: Química Perfeita - #2
Editora: Globo Alt
Ano: 2018
Páginas: 300
Tradução: Fal Azevedo
Livro: Skoob
Sinopse:

Carlos Fuentes voltou aos Estados Unidos, mas não está feliz com nenhum dos planos que seu irmão mais velho, Alex, traçou para ele. Carlos quer continuar vivendo à margem da lei e trilhar seu próprio caminho, mas os elos com a perigosa gangue com que ele se envolveu no México estão colocando sua liberdade em risco.
Quando encontram drogas em seu armário da escola, Carlos é transferido para a casa de um antigo professor de seu irmão, que tem uma família bem-estruturada e uma filha estudiosa e tímida, Kiara. Apesar de serem de mundos completamente opostos, Carlos e Kiara serão forçados a viver juntos e descobrirão que, quando há atração, as diferenças são esquecidas.
À medida que o perigo cresce, Carlos começará a questionar se aquela família americana é mesmo sua única saída, e se vale a pena se arriscar por uma chance em uma vida que ele nunca sonhou ser possível.

Carlos Fuentes é um jovem mexicano que uma vez estivera envolvido com gangues. Seu irmão, Alex, fora o primeiro a entrar, com o intuito de proteger a família. Carlos seguiu seus passos, e após eventos que colocaram sua vida em risco, sua mãe o mandara para o Estados Unidos, onde agora Alex vivia e dividia um apartamento com sua namorada, Brittany.

Carlos vai forçado a morar com o irmão. Ele é rebelde, impetuoso, malandro e desagradável, sem papas na língua, provocando Alex sempre que tem oportunidade. Ele não queria ter saído do México, muito menos morar com seu irmão mais velho que estava completamente diferente. Depois que começou o namoro com Brittany, Alex parecia outra pessoa, o que tornava a estadia mais difícil para ambos. Carlos não via como Brittany havia trazido luz para a vida do irmão; ele achava apenas que ele havia virado um cachorrinho atrás dela o tempo inteiro.

Carlos podia ter a visão distorcida sobre muitas coisas na vida, mas isso muda quando ele conhece Kiara. Filha de um professor respeitado por Alex, Kiara é escolhida para acompanhar Carlos pelo colégio durante a primeira semana de aula. Sempre solidária e bondosa, ela não vira problema nenhum naquilo, mesmo ciente do temperamento forte e complicado de Carlos.

À primeira vista, usando roupas largas e compridas, Kiara não aparenta ser uma ameaça, nem mesmo alguém interessante para Carlos, mas assim que vão se conhecendo, ele nota que vem pensando em Kiara e todo seu jeito desafiador mais do que gostaria.

Kiara, por sua vez, gosta de homens sábios, divertidos e calmos, o exato oposto de Carlos. E ainda assim, é pelo menino problemático de língua afiada que o seu coração começa a bater mais forte.

Acontece que os dilemas de Carlos relacionados à gangue não são deixados para trás, e quando o pegam numa armadilha envolvendo drogas, seu irmão não vê alternativa além de mandá-lo para a casa de seu professor, onde ele estaria seguro.

Além de viver debaixo do teto de estranhos, Carlos teria que aprender a conviver de forma civilizada diariamente com Kiara. Será que eles admitiriam o que sentem e se entregariam um ao outro? Conseguiria Carlos enfim escapar de uma vez por todas da gangue?



Leis da atração é o segundo volume da trilogia Química Perfeita. Cada volume conta a história de um dos irmãos Fuentes. O primeiro foi sobre Alex, nesse temos Carlos, e o próximo, que fecha a trilogia, contará a história do irmão mais novo, Lucas.

É possível ler a obra sem ter lido o volume anterior, mas a presença de Alex e Brittany é grande, o que torna inevitável ganhar spoilers do primeiro livro. Como a sinopse desse volume em questão me chamou mais a atenção, aproveitei que ele estava por 10 reais na Bienal e comprei na hora mesmo.

Meu interesse inicial pela leitura foi por conta da autora. O primeiro livro que li da autora foi Leaving Paradise, e é um dos meus livros favoritos até hoje. Sofri demais com a história, assim como a amei, e esperava por algo parecido com Leis da atração. Confesso que não foi o que encontrei.

A edição ficou ótima, muito bem trabalhada. A capa combina direitinho com detalhes e passagens do livro. A história é narrada em primeira pessoa por Kaira e Carlos, revezada por capítulos, e contando sempre a continuação do que houve no anterior.

A escrita de Simone é despojada e extremamente fluida. Devido à personalidade do protagonista, a autora não teve medo de abusar nos palavrões e na ousadia. A leitura flui com facilidade, avançamos pelas páginas sem nem perceber, de tão leve e envolvente.

Os personagens secundários aparecem com frequência e gostei em especial do pai de Kiara, que tomou atitudes admiráveis, e do irmão dela, que era bem divertido. A forma como Kiara desafia Carlos e bate de frente com ele mostra a valentia da personagem, principalmente porque desde criança ela gagueja e faz tratamento com fonoaudiólogo. Carlos não zomba quando Kiara fica nervosa e acaba gaguejando, o que nos faz apreciá-lo um pouco mais, mas admito que não fui 100% fã dele. A autora justifica seu jeito e seus atos por meio de uma máscara que ele colocaria para esconder seus reais sentimentos, mas muitas vezes suas palavras machucam, o que me irritou um pouco.

O final é uma das melhores partes, assim como a cena que dá significado ao nome do livro. Num geral, a história de Leis da atração é morna, do tipo que já sabemos como tudo vai terminar, mas também é daquelas perfeitas para quando queremos apenas pegar um livro pra distrair e relaxar um pouco.

Nota: 4


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!