Todas as suas (im)perfeições

Título: Todas as suas (im)perfeições
Título Original: All your perfects
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Ano: 2019
Páginas: 304
Livro: Skoob
Sinopse:

Uma história de amor perfeita é suficiente para manter vivo o casamento entre duas pessoas imperfeitas?
O acaso uniu Quinn e Graham duas vezes. A primeira delas, no que consideraram o pior dia de suas vidas, quando ela descobriu às vésperas do casamento que estava sendo traída pelo noivo e ele, pela namorada que pretendia pedir em casamento. A segunda, meses depois, em meio a encontros ruins.
Deste reencontro surgiu um amor profundo e um relacionamento perfeito... ou talvez nem tanto. Com o passar dos anos e a frustração por não conseguirem ter filhos, Quinn e Graham acumularam silêncios e desconfianças. O casal se encontra no centro de um furacão, e seu futuro depende das promessas feitas quando o casamento ainda parecia uma praia paradisíaca.

Quinn está noiva de Ethan e Graham namora Sarah.

Quinn e Garaham se conhecem no pior dia de suas vidas: quando descobrem que Ethan e Sarah estão dentro do apartamento os traindo.

Nenhum dos dois tem força para confrontá-los. A indignação é tamanha que eles apenas sentam no corredor, conversam para controlar a raiva e catam os caquinhos um do outro.

Eles só não sabiam que esse poderia também ser o melhor dia de suas vidas. Meses depois, Quinn e Graham se reencontram, agora reerguidos e seguindo em frente. A atração entre eles é tão forte que é quase impossível de resistir. Graham é tudo o que Ethan jamais fora, e a conquista dia após dia. Quando se dá conta, eles estão profundamente apaixonados um pelo outro.

Quinn acredita que todo casal tem aquela fase “5” durante o casamento no qual as coisas desandam, mas depois de cinco anos casados, ela e Graham chegam à um fase 6.

- Sei, sem sombra de dúvida, que vamos ter muitos bons momentos. Não importa o que a vida apronte conosco, vamos criar memórias lindas juntos, Quinn. Isso é certo. Mas também vamos ter dias ruins e dias tristes e dias que testarão nossa determinação. É nesses dias que quero que sinta todo o peso de meu amor por você.

Devido à endometriose, Quinn possui grande barreiras para engravidar. Após três processos de fertilização in vitro mal sucedidos, Quinn passa a perder as esperanças. Ela continua esperando por um milagre, mas isso significa que todo mês, quando sua menstruação vem regularmente, é um sofrimento. E significa também que o toque do marido e o sexo, algo do qual gostavam tanto, deixou de ser prazeroso. Quinn entra em depressão e é sempre uma grande agonia tocar ou beijar seu marido, porque sabe que vão acabar na cama, e sabe que depois será doloroso saber que mais uma vez não está grávida.

Ao meio desse drama, o casamento desmorona. Quinn se fecha em si mesma, não compartilha seu sofrimento e pensamentos com Graham, sofre pelo desejo enorme de ser mãe, e afasta seu marido. Graham, por sua vez, se esforça ao máximo para se manter firme por Quinn, mas é difícil conviver com alguém que já não é mais sua esposa e não lhe quer por perto.


Eu amo os livros e a escrita da Colleen, são sempre histórias magníficas, e essa não falha nem um pouco nessa característica, mas é um livro que me deixou MUITO triste.

A obra é narrada por Quinn e intercalada entre o presente e o passado. Os capítulos que mostram o início da paixão de Quinn e Graham são lindos e apaixonantes, vemos claramente a felicidade deles e como estar juntos os fazem bem. É o tipo de relacionamento que todos gostariam de ter.

Mas os capítulos que mostram o presente são simplesmente sufocantes. Vemos tudo pela perspectiva de Quinn, o tamanho de sua dor, e dá muita vontade de balançar ela e falar: vai contar pro seu marido! Uma conversa básica resolveria tudo, e a falta disso levou o casamento por água abaixo. Graham também falhou ao não tomar atitude, entendo que ele não queria pressioná-la, mas era óbvio que a esposa estava afundando, então o mínimo que ele precisava era levá-la a um psiquiatra.

- Se você iluminar apenas suas imperfeições, todos as suas qualidades ficarão na sombra.

Além da situação, nós ficamos tristes pensando no futuro. Infertilidade é um problema grande, felizmente muitos procedimentos auxiliam casais que enfrentam problemas semelhantes, mas não há certeza de sucesso. É um livro que principalmente pra nós, mulheres e jovens, faz temer e pensar: será que um dia vou sofrer isso também?

O final é muito bonito e valeu todas as lágrimas que acabei derrubando. É um livro triste, mas também muito real, que poderia acontecer com qualquer um. A importância do amor e da conversa são reflexões super valiosas que o livro nos transmite, e indico demais a leitura, mas fica o aviso, esse não é um livro para descontração. É um livro sério, intenso e tocante.

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 25 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. O que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias, ouvindo música e estando junto do seu taurino favorito.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!