Uma amiga indicou: Lendo de cabeça para baixo


Hellou, dragons!

Como vocês estão? Tudo sussa? Eu no caso tô bem atrasada! No mês de julho é comemorado o dia da amizade e, por isso, escolhemos 5 livros para indicar para a nossa amiguinha ler. Eu tirei a Priih, e dos indicados dela, escolhi o livro Lendo de Cabeça para Baixo. Além de já ter me interessado previamente pela obra através da sua resenha, na descrição da indicação, Priih também escreveu: É por meio da amizade com seus novos colegas que Ros, a protagonista, supera a depressão de ser abandonada no altar.

Não tinha como não ficar curiosa com a história né? E não tô tão perdida ainda assim no tempo, esse  mês também sairá o de Agosto!

O projeto Uma amiga indicou é formado por mim, pela minha xará Carol (A Colecionadora de Histórias), a Ale (Estante da Ale) a Priih (Infinitas Vidas) e a Pâm (Interrupted Dreamer). Todo mês escolhemos um tema, seja filme, série ou livro para indicarmos e conferirmos em conjunto.


Título: Lendo de Cabeça para Baixo
Título Original: Reading Upside Down
Autora: Jo Platt
Editora: Fábrica231
Ano: 2019
Páginas: 288
Tradução: Angela Pessôa
Livro: Skoob
Sinopse:
A felicidade parecia estar batendo à porta de Rosalind Shaw naquele que deveria ser o dia mais feliz da vida dela. Abandonada no altar, sem qualquer explicação ou justificativa, a jovem mergulha numa depressão sem fim, daquelas de passar dias e dias largada à frente da TV, sem força para sair do sofá. Até que um dia seu amigo Tom propõe que ela se torne coproprietária de uma loja de livros antigos, numa cidade do interior. Ro aceita a proposta e se torna sócia de Andrew, o reservado amigo de Tom, e conhece novos amigos, capazes de mudar a vida dela para sempre. Uma história leve e divertida sobre sentimentos feridos e mal-entendidos, equívocos e perdões.
Ros foi largada no altar. Seu noivo fugiu pela janela do banheiro e não deu explicações quanto ao motivo a ninguém.

Ros então entrou em depressão e, por muitos meses, se manteve reclusa, sem conversar com os amigos, tendo os pais e a irmã sempre preocupados e verificando como ela estava. Perdeu o emprego, e graças ao amigo Tom, conseguiu parceria em uma livraria, onde começou a trabalhar junto de Andrew, George e Joan.

Ros fazia tratmento com uma terapeuta, mas mesmo isso não parecia ajudar. Até o dia em que seu porquinho da índia, Mr. Edward, desaparece.

Quando seu novo vizinho, Daniel, bate em sua porta, Ros trata logo de dispensá-lo, uma vez que vinha evitando contato com todos, mas então ele confessa que acidentalmente matou seu porquinho da índia enquanto limpava o jardim.

Em um primeiro momento, Ros fica chocada. Mr. Edward foi um passo importante de sua recuperação, e agora ele havia partido. Sua reação imediata não é das melhores, e ela reconhece isso, então vai no dia seguinte atrás de Daniel, pedir desculpas por sua falta de educação. E é com ele, que pela primeira vez, através de uma conversa trivial e descontraída, que ela se sente bem e passa a pensar em querer uma sandália nova, o que meses atrás ela nem cogitava, já que não se importava com mais nada.

A partir desse pequeno detalhe, junto ao crescimento que ela já vinha tendo assim que entrou na livraria e criou novos elos, faz com que Ros se torne mais confiante e segura a cada dia que passa. Aos poucos, vamos vendo aquela pessoa pesarosa e triste virando alguém carismática, divertida e engraçada.

Ainda assim, Ros pensa que todos sentem pena dela por conta do evento, e transmite isso em ações e palavras. Seus primeiros encontros com Daniel são vergonhosos; o dia em que ela levou bolo de um cara e ele por acaso estava no mesmo restaurante com seu irmão e viu a cena toda, o dia em que ela perseguiu uma raposa cerca adentro da casa dele quando estava com visitas, e por aí vai. Parece que ela está sempre desastrada ao lado dele, e sempre que algo de ruim acontece, ela recorda o dia do casamento.



Felizmente, Ros tem uma família extremamente carinhosa e amigos incríveis que estão sempre com ela, dando força, a distraindo e apoiando. Andrew, Joan e George são personagens secundários, mas que possuem papéis fundamentais na história e que também ajudam muito na própria superação de Ros. Eles são bem unidos, e é muito bonito de ver essa amizade.

O romance em si vai acontecer só na terceira parte do livro pro final, no decorrer nem é exatamente perceptível esse desenrolar, temos apenas nuances e vislumbres de que existe a possibilidade, e isso é algo que eu gostei, porque o foco é a Ros e o seu crescimento, a saída de uma depressão que poderia levar a caminhos escuros.

O único ponto que me desapontou é que eu esperava mais da livraria em si. Logo na sinopse sabemos que ela trabalha no local, e o próprio título remete a isso, então eu esperava mais referências de livros, vindas de clientes, queria mais da vida em uma livraria, só que isso não acontece. Enquanto trabalham, a autora deu mais atenção às conversas sobre a vida pessoal deles (e de terceiros, o que ficava um pouco cansativo) do que o mundo dos livros em si, então não vão se aventurar na história achando que vão encontrar essas coisas.

Embora a obra trate a depressão, a escrita da Jo é leve e a narrativa é bem tranquila. As primeiras páginas são as que mostram a parte mais difícil de um evento traumático, mas depois acompanhamos Ros se reerguendo, e é admirador chegar a uma parte em que vemos como a protagonista está lidando muito melhor com a situação. Em um dado momento, Jo levanta também o questionamento sobre o perdão. Muitas vezes, precisamos perdoar as pessoas que nos machucaram para que fiquemos em paz com nós mesmos.

Adorei a indicação, o livro é um chick lit que daria facilmente uma comédia romântica de cinema, a protagonista se enfiando em cenas constrangedoras logo na frente do mocinho, e o Daniel inclusive, não podemos deixar de comentar: que personagem paciente e amável! Ele é simplesmente incrível, e foi incrível com Ros o tempo todo.

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 24 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. O que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias e ouvindo músicas.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!