Uma Dobra no Tempo


Título: Uma Dobra no Tempo
Título Original: A Wrinkle in Time
Autora: Madeleine L'Engle
Série: Uma Dobra no Tempo - #1
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2017
Páginas: 240
Tradução:
Livro: Skoob
Sinopse:

Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.

“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”

O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.



Não comprem um livro pela capa.

A gente diz que não faz isso, mas faz isso sim senhores. Eu fiz isso aqui e, por isso, trago a resenha pra vocês hoje depois de já ter despachado o livro pra um próximo leitor.

Meg Murray é uma pré-adolescente rebelde, solitária e briguenta (além de mimada). Possui um irmão mais novo, Charles Wallace que é bastante peculiar: apesar de todo o bullying da escola, Charles é extremamente inteligente e quieto. Seus pais são cientistas renomados, mas as coisas na família começam a se complicar quando o pai sai para trabalhar em alguma missão secreta pela NASA e não volta.

As coisas na casa Murray ficam mais estranhas ainda quando conhecem suas novas vizinhas após a visita de uma delas no meio da noite: Sra. Quequeé (que eu lia quiqué até entender que era, literalmente, que que é) que os visita e fala coisas estranhas; depois temos a Sra. Quem, que fala apenas em citações, e eles conhecem quando a visitam, juntamente com a Sra. Qual, que aparenta ser a mais velha e sábia entre as três.

E é com as três senhoras e Calvin, um colega da escola, que eles se aventuram pelo universo em busca pelo Sr. Murray: eles tesseratam.

Para os fãs da MARVEL o nome pode ser bem familiar. O princípio do tesserato é: uma dobra entre as dimensões, como um buraco de minhoca. Mas como nem tudo no mundo é tão fácil quanto tesserar, as crianças precisam tentar resgatar o Sr. Murray de um planeta onde as Três Senhoras não podem ficar e lá há um vilão: AQUELE. Não há apenas AQUELE, mas há também O Escuro.

"O escuro tem algo de tangível, é possível se mover através dele, você pode senti-lo; no escuro, você caminha e pode bater a canela; o mundo das coisas segue existindo ao seu redor. Aquilo em que ela estava perdida era o vácuo horripilante."

Cada uma das crianças tem muitas qualidades e defeitos, apesar de eu mal engolir a chatice da Meg. Calvin e Charles são, de longe, os melhores personagens e o que me fez ler o livro até o fim.

A escrita é muito juvenil, e mesmo com tantas coisas científicas, o livro traz a ciência de forma sutil e bem explicada, exatamente para que crianças e pré-adolescentes possam ler sem dificuldade.

E esse provavelmente foi o meu problema. Eu não estava na vibe de um livro tão infantil, com uma personagem tão chata. E com uma capa dessas, tudo o que eu queria era muito sci-fi e aventura. Fiquei só com as aventuras infantis. Pra quem não tem paciência de ler com uma personagem assim, há o filme homônimo: ele não foge muito da essência e acho que consegue representar bem.

- Acho que, dentro das nossas limitações de ser humano, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, veja bem, Meg: não é porque não entendemos alguma coisa que essa explicação não existe.

A edição da HarperCollins é impecável. O livro de capa dura possui uma capa sensacional, o material utilizado é de alta qualidade e essa capa é, sim, o que me fez comprar o livro num impulso! Parabéns, HarperCollins, vocês me pegaram nessa.



Sobre mim: Letícia Proença, médica veterinária, até hoje não sabe como levou a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!