Stolen

Título: Stolen
Subtítulo: Raptada: Uma carta ao meu sequestrador
Título Original: Stolen, A letter to my captor
Autora: Lucy Christopher
Editora: iD
Ano: 2012
Páginas: 368
Livro: Skoob
Sinopse:

Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues...

Gemma está no aeroporto esperando o anúncio do embarque quando resolve deixar os pais um pouco de lado e ir tomar um café. Lá, um rapaz simpático a ajuda a comprar a bebida e faz companhia. Gemma conta um pouco sobre para onde vai e os lugares que gostaria de conhecer para Ty, o rapaz, e apesar da sensação incômoda de já conhecê-lo, ela nunca esperaria pelo resultado daquele encontro.

Pelo sequestro repentino.

Por acordar em uma casa desconhecida e se deparar com o mesmo homem que pareceu tão solidário momentos atrás.

Momentos? Ou seriam dias? Semanas?

Onde ela estava? O que ele queria dela?

Nos primeiros instantes, seguidos de sempre quando ela encontrava oportunidades, a luta pela vida era firme. Gemma se machucava no processo, mas não importava; ela precisava fugir, precisava sair dos braços daquele monstro.

No entanto, existia um obstáculo maior do que Ty, seu sequestrador. A casa estava localizada no meio do nada. Em qualquer direção que olhasse, havia uma imensidão de areia. Não havia para onde correr.

Gemma se manteve insistente nas tentativas de deter Ty, mas demorou pra se perguntar “por quê?” e ir atrás de respostas. Seu desespero e a falta de pensamento racional me incomodou um pouco. Obviamente, a situação por si só onde ela se encontra é assustadora, ela teme pela sua vida. Mas nunca tenta conversar com Ty, por mais que ele não encoste nela ou a machuque. Claro que Ty é um psicopata e não deve ser tratado com carinho, ou mesmo visto por essa perspectiva, mas talvez se Gemma tentasse entrar em contato com ele, poderia descobrir melhor suas fraquezas e como fugir do lugar.

A história é narrada em primeira pessoa por Gemma e ela se refere à Ty sempre como “você”, pois o livro é uma carta ao seu sequestrador. Ela redige a carta contando desde o aeroporto, e me custou para me adaptar com a forma na qual ela se referia a ele. É íntima, como se estivesse acusando você, o leitor.

— Então concluí que a caminhonete devia ter enguiçado, ou morrido, e você estava voltando para casa.
— Para casa?
— Sim. — Sua boca se retorceu. — De volta para mim.

O tema principal do livro é a Síndrome de Estocolmo, onde a vítima simpatiza com o seu sequestrador pelo seu passado ou pelo tempo que passam presos juntos. Eu não achei que foi o caso. Gemma cogita a possibilidade bem no final e por conta das circunstâncias, não por admirá-lo.

Dois outros livros bem semelhantes no assunto e já resenhados no blog é Dias Perfeitos, do Raphael Montes, e Gelo Negro, da Becca Fitzpatrick. Cada um tem o enredo e personagens construídos de maneira bem distinta, mas ambos me agradaram do mesmo jeito. Gosto bastante de livros assim, e pela sinopse esperava que Stolen fosse se encaixar facilmente nessa lista, mas infelizmente isso não aconteceu. Algumas cenas são arrastadas, a tentativa de romance não é bem colocada, e o final não condiz com a personalidade e atitudes do personagem. É como se a autora tivesse moldado todo um pano de fundo para não saber direito onde colocar as peças do jogo, e por conta disso, deixa a desejar.

Nota: 3


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!