Como se apaixonar

Título: Como se apaixonar
Título Original: How to fall in love
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 347
Tradução: Bárbara Menezes de Azevedo Belamoglie
Livro: Skoob
Sinopse:

Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.
Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.
Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?

Christine presenciou um homem tirar a própria vida à sua frente. Simon era o nome dele. Mesmo sendo uma recrutadora, e não psicóloga, ela tentou convencê-lo a largar a arma e mudar de ideia. Suas palavras estavam surtindo real efeito, ela via nos olhos de Simon como ele estava abaixando a guarda, mas então ela disse algo, uma simples palavra da qual ela não se recorda, que fez Simon disparar.

Christine se culpa diariamente por não tê-lo salvado. E diante da cena que viu, da profunda tristeza e do imenso vazio que enxergou em Simon, ela toma uma decisão que deveria ter tomado há muito tempo: se separar de seu marido, Barry.

Barry não fizera nada de errado, mas também não a fazia feliz. Christine vinha protelando a separação, ciente de que seria injusto com Barry, mas ela não podia mais prolongar o inevitável. Não depois de Simon.

Pouco tempo depois, enquanto caminhava por uma ponte, Christine se depara com um homem vestido de preto, prestes a se jogar. Desesperada, com medo da polícia não chegar a tempo, Christine vai de encontro com o homem e usa todos os argumentos que aprendera com os livros que comprara de auto-ajuda. A todo momento, Simon vinha à sua mente, e ela sabia que não podia errar de novo.

Em meio ao medo, ela faz um acordo com Adam, o homem prestes a se suicidar. Se ele voltar à segurança com ela, ela terá duas semanas até o aniversário dele para mostrar como a vida pode ser boa. Se dentro do prazo ele continuar sentindo que sua vida não vale a pena, ele voltará à ponte.

Atordoada, Christine faria qualquer coisa pra que ele saísse dali, então aceita o acordo. Sua preocupação com Adam é tão grande que ele nem precisa pedir que ela cumpra sua parte da promessa. Christine o segue para todos os lados, a fim de se certificar de que ele não cometerá mais nenhuma loucura, e nesse processo, vai conhecendo o homem enigmático e incrível que Adam é.

Mas será que em duas semanas Christine será capaz de colocar um sorriso no rosto de Adam e convencê-lo de como a vida é bonita?




Para quem não sabe, a editora Novo Conceito está com parceria com o site CompraJato, e lá estão todos os livros publicados pela editora, assim como os kits que os parceiros costumavam receber antigamente. E isso por preços maravilhosos! Fiquei encantada quando soube da novidade. Sempre gostei muito da Novo Conceito, do trabalho que a editora tinha com a edição e com os brindes, eram simplesmente os melhores kits. A maioria dos livros está por apenas R$19,90 e agora também estão vendendo lindas canecas.

Enquanto eu dava uma olhada na página, encontrei Como se apaixonar. Nunca tinha ouvido falar do livro e me apaixonei instantaneamente pela sinopse. Parecia ser o tipo de livro que eu devoro em uma sentada, e quando tive o livro em mãos, foi exatamente o que aconteceu. A entrega inclusive foi rápida e veio com dois marcadores e um lápis personalizado como brinde.

A temática por si só é forte. Estamos falando de suicídio. As primeiras páginas nos entregam a experiência de Christine com Simon, e nisso já nos vemos imersos na obra. Quando ela encontra Adam na ponte, o momento compartilhado por eles é tão intenso que chegamos a sentir a mesma adrenalina e desespero vivenciados por Christine.

Adam não é nenhum príncipe encantado. Ele é problemático, sim, mas como em todo caso, existe uma história por trás que o levou ao desejo de acabar com a própria vida e com a agonia que não o largava. Aos poucos, com cuidado e paciência, Christine vai compreendendo os motivos de Adam e o conhecendo melhor. Ele é dono de um grande humor negro, o que ele utiliza como uma defesa, e, além disso, é bem explosivo quando tirado do sério.

Christine gosta muito de livros de auto-ajuda; eles sempre mostraram a ela o caminho a seguir e como lidar com determinadas situações, e é através dos livros que ela tira ideias para ajudar Adam, começando com coisas básicas como se alimentar melhor, passear no parque e ver o pôr do sol. Depois, passando a conhecer seus gostos, ela leva Adam a lugares e a praticar tarefas que certamente ele vai gostar.

O processo de ajudar alguém nas condições de Adam pode levar anos, mas Christine só tem duas semanas, e ela faz de tudo para trazer de volta o homem alegre e divertido que uma vez ele fora. Ela só não esperava se apaixonar por Adam no caminho.

A vida é uma série de momentos e momentos sempre mudam, assim como pensamentos, negativos e positivos. E, embora possa ser da natureza humana ficar se prendendo a eles, não faz sentido, como acontece com muitas coisas naturais; não faz sentido permitir que um único pensamento habite a mente porque pensamentos são como hóspedes ou aqueles amigos que só aparecem nos bons momentos. Assim que chegam, podem ir embora, e até mesmo aqueles que levam muito tempo para emergir por completo podem desaparecer em um instante. Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar.


Preciso destacar a escrita de Cecelia, que é maravilhosa. Apesar do assunto, ela consegue fazer com a história não se torne pesada, e a leitura é extremamente fluida. Tanto Christine quanto Adam são ótimos personagens que crescem muito ao longo das páginas, aprendendo um com o outro.

Como se apaixonar é uma obra emocionante que traz uma mensagem linda e valiosa. É o tipo de livro que toca e faz você refletir por um bom tempo após terminar a leitura. Eu inclusive já quero lê-lo de novo!

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!