Quando o amor bater à sua porta

Título: Quando o Amor Bater à Sua Porta
Autora: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 304
Livro: Skoob
Sinopse:

Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu.
Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.
Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.

Malu Rocha é uma autora nacional bem sucedida marcada por suas obras repletas de romance. Malu mora sozinha e possui uma rotina da qual gosta muito. De manhã, sai para pedalar e se exercitar e também visita o avô que mora num asilo e é o seu parente mais próximo. Depois, ao chegar em casa, prepara um belo almoço saudável e vai colocar os dedos e as idéias para trabalhar. Rebeca, sua assistente, é responsável por agendar os eventos, além de ser uma grande fã de Malu (e bem desorganizada), de forma que Malu deixa a parte administrativa nas mãos da garota e dedica todo o tempo livre na nova história que está perto de concluir.

Na história de Malu, o “mocinho” se chama Luiz Otávio e é extremamente apaixonante. Malu vem travando uma batalha interna complexa quanto ao final, se deveria promover algo mais realista aos seus leitores ao invés do clichê romântico de sempre, mas seus pensamentos são atrapalhados quando a campainha toca e ela se depara com um homem em sua porta. Um homem que diz ser Luiz Otávio.

– Suas histórias são sempre tão perfeitas que é natural a gente deduzir que quem as escreve tenha um conhecimento profundo sobre o amor. Não é?
– Não sei de onde você tirou que um escritor só escreve a respeito daquilo que sabe.

Apesar da coincidência gigantesca quanto ao nome, o que mais a choca é o que Luiz lhe conta: Ele sofrera um acidente de taxi e perdera a memória. Seus documentos se perderam na água onde o carro caiu, o motorista falecera e a única informação que havia consigo era um papel dizendo que ele deveria se encontrar com Malu. E agora lá estava ele, parado na porta e olhando-a esperançoso como se ela tivesse a resposta para o mistério, mas infelizmente Malu não tinha. Ela não sabia quem ele era, tampouco ouvira seu nome antes. Graças a desorganização de Rebeca, a assistente havia perdido o e-mail no qual se comunicara com Luiz, e não se lembrava também do motivo para sua visita.

Malu lamenta e diz a Luiz que caso consiga novas informações, irá avisá-lo. No entanto, Luiz não tem dinheiro nem onde ficar, e não demora para que Malu abaixe a guarda e arranje serviços dentro de casa para que ele tenha uma desculpa para ficar por lá enquanto não recupera a memória, por mais que a atitude vá contra tudo o que Malu acredita.

Aos poucos, Malu e Luiz vão se aproximando e passando a conhecer um ao outro. Malu se vê desejando que Luiz não vá embora, e os sentimentos de Luiz por ela vão muito além de gratidão.

Será que existia a chance de Malu e Luiz terem um futuro juntos? O que a mente de Luiz poderia estar escondendo dele? Uma família com esposa e filhos a sua espera? E Malu, estaria disposta a destruir os muros que construiu ao redor de si depois de uma grande decepção, e se permitir a acreditar e, principalmente, amar novamente?

Porque o amor não foi feito para ser entendido, estudado ou explicado; o amor foi feito para ser sentido.

Pra começo de conversa, desejei esse livro por um longo tempo, e nós leitores sabemos onde nossa expectativa vai parar nesses casos. Portanto, quando peguei o livro e me deparei com uma protagonista arrogante, metida e, diga-se de passagem, insuportável, eu me decepcionei bastante. A forma como ela trata Rebeca é repugnante, como se ela fosse obrigada a aturar a menina, sendo que apesar de seu jeito desastrado, ela faz de tudo para agradar a autora. Sim, Malu tem um segredo. Sim, ela guarda mágoas que a fizeram se fechar para o mundo, mas isso não é justificativa para tratar os outros mal, muito menos a assistente que passa o livro inteiro se esforçando. Me irritou sim e muito. Também não me importa se no final ela mudou. Se não fosse por Luiz mostrando a ela como o amor pode ser real e bonito, ela ainda estaria sendo carrasca com a coitada da assistente que nada tinha a ver com as suas dores do passado. A impressão que me passou é que precisamos do príncipe encantado vindo de cavalo para nos concertar, e não é assim que funciona.

O mais irônico é que na história que Malu está escrevendo, ela frisa o fato de que a protagonista é independente e pode ter um “final feliz” sozinha. Como você defende uma coisa se age de modo totalmente oposto?

Aliás, Malu e Luiz são completos opostos. Ele o bondoso, que via inocência em tudo, e já ela só enxergava o lado negativo das coisas. O básico “os opostos se atraem”.

Quando ele chegar, não o estrague buscando suas interpretações. O amor é um barco à deriva que ninguém deve tentar controlar; apenas sentir o vento. Não resista. Não tente fugir. Apenas deixe-se levar. Deixe-se amar. Deixe-se.

Apesar das críticas, eu gostei muito do rumo da história e de como as situações foram se encaixando. O amor foi convincente, a ambientação construída de forma magnífica, e tudo graças à escrita da Samanta. Que escrita deliciosa!! Objetiva, sensível e inspiradora, tornando a leitura rápida e extremamente fluida.

Como Malu é escritora, é muito fácil nos aproximarmos de seu processo de escrita. Suas reflexões quanto a criação da personalidade dos personagens, das cenas e do dilema do fim são partes que nos dá vontade de puxar uma cadeira, sentar do seu lado e debater junto.

Acabei marcando vários quotes por conta disso e marcaria mais até. Sempre pensei como ela com relação aos finais felizes. Não seria iludir o leitor terminar o livro com o casal junto? A vida real nem sempre é assim. E aí o leitor fecha o livro, olha ao redor e pensa: e agora? Mas por outro lado, porque ficaríamos felizes lendo mais do mesmo que vivemos diariamente? Livros são feitos para sonharmos, afinal de contas.

Enfim, falei que dá vontade de sentar e debater hahaha poderia passar horas falando sobre isso, mas por enquanto, digo que Samanta é uma autora extremamente talentosa, e com certeza vocês irão querer deixar o amor entrar depois de acompanhar a jornada de Malu e Luiz! Além de te ajudar a ser fitness, porque o tanto de comida light que Malu prepara é incentivador HAHAH.

Nota: 4


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 22 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!