O Médico e o Monstro

by - 15:39



Nome: O Médio e o Monstro - Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Autor: Robert L. Stevenson
Editora: Paz e Terra
Livro: Skoob
Sinopse:

As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?
Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.
O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.


Com uma narrativa em terceira pessoa e o cenário de 1800-e-alguma-coisa, Stevenson faz juz ao ser chamda de clássico. Para quem já assistiu à Liga Extraordinária, com certeza encontrou nosso querido (ou nem tanto!) Mr. Hyde. Eu, por exemplo, passei um bom tempo querendo ler a obra do Médico e o Monstro, e quando em uma dessas 'vendas de garagem' vi o livro por 4,99, não tive dúvidas de que compraria. Meu exemplar com certeza não é o da capa, mas essa foi a capa mais legal que eu achei - tem muitas capas, sério.

Enfim; as coisas começam a ficar estranhas quando o advogado Mr. Utterson - que tá meio pra detetive, também, viu - lê o testamento de seu amigo Dr. Henry Jekyll, o qual diz que suas coisas (dinheiro, casa, etc) ficam para um tal Mr. Hyde - não só no caso de morte, mas também de desaparecimento -, até então, desconhecido pelo advogado. Mr. Utterson estranha o fato e algo começa a o incomodar. E é quando está caminhando com um amigo que ele descobre que Mr. Hyde não é um qualquer, mas é um homem de aparência repugnante e indescritível, além de tudo, sem muitas boas maneiras. Para piorar, há o estranho assassinato de Sr. Danvers, do parlamento.
O advogado começa a investigar e querer mais sobre Mr. Hyde (que não tem esse nome a toa). Ele acha que o terrível Edward Hyde pode ter algo contra o Dr. Jekyll e o ameaça com isso, por isso no testamento Jekyll deixa suas coisas com ele. Contudo, toda vez que Utterson tenta falar com o amigo sobre o assunto, ele é desviado.
Mr. Utterson se vê no meio de uma bola de neve, quando Mr Hyde se torna procurado, há brigas entre o Dr. Jekyll e um outro amigo deles, o que faz com que esse suma por semanas e, em seguida, o outro fique doente.

"Se ele é Mr. Hyde, eu serei Mr. Seek."

Essa é uma pegada bem boba, mas muito legal - eu adoro essas pegadas assim, sério! HUAHUA Pra quem não sabe, é uma alusão à brincadeira de esconde-esconde. Seek (o que procura) e Hyde (o que esconde).
Não posso dizer que o gênero é terror, como alguns falam. O que é mesmo é um livro de suspense com horror, considerando o tipo de personagem repugnante que é o Mr. Hyde. O autor sabe como confundir o leitor - visto que às vezes você pensa uma coisa, em seguida muda de opinião -, mas sabe como nos surpreender com o desfecho do livro. As explicações e todo o desenvolvimento é feito de forma realmente genial.
O livro é pequeno, e apesar de ser um clássico, digamos assim, a linguagem não é tão pesada quanto outros que encontramos por aí. Pelo contrário, é um livro bem gostoso de se ler. Indico pricipalmente pra quem já tem curiosidade e pra quem gosta de investigação, mistério e um desfecho maravilhoso.

O Médico e o Monstro é um suspense que irá te prender do início ao fim, te surpreendendo com a maneira de escrita do autor e, se você entender a mensagem, pode te deixar pensando um tanto!


Nota: ★★★★☆

Photobucket

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!