Como se fosse magia

Título: Como se fosse magia
Autora: Bianca Briones
Editora: Gutemberg
Ano: 2016
Páginas: 208
Livro: Skoob
Sinopse:

Eva nasceu com o dom de passar os sentimentos para o papel, com isso conquistou milhares de leitores pelo mundo. Agora ela precisa escrever o último livro da sua série de fantasia, mas está com um bloqueio há um ano e não sabe o que fazer.
Enquanto ela tenta se reconectar a seus personagens, a vida coloca em seu caminho um homem igualzinho a um dos seus protagonistas. O problema é que o desconhecido surge sem nenhuma lembrança de quem ele é.
Enzo está muito confuso. A princípio, ele duvida da conversa maluca de Eva. Mas, mesmo com seu ceticismo, ele não pode negar que se sente extremamente ligado a ela.
O que isso quer dizer?
Envolvidos por esse curioso e estranho mistério, Eva e Enzo estão prestes a descobrir que às vezes para que duas pessoas se encontrem mundos inteiros são capazes de colidir.

Eva é uma escritora famosa que vem sofrendo bloqueio criativo já há um tempo. Sua editora vem cobrando pela conclusão da série, mas ela sente como se seus personagens tivessem fugido dela, até que ela encontra Enzo.

Após ser assaltado, Eva é a primeira a socorrer Enzo e levá-lo para o hospital. O problema, além de ele ser super parecido fisicamente com seu protagonista, é que ele perdera a memória. Sem saber onde estava ou quem eram aquelas pessoas, ele aceita de bom grado o nome que Eva lhe dá, e ela revela sua teoria sobre ele ser o seu personagem.

Será que parece loucura?

Parece mesmo, e Enzo reconhece isso, mas não se incomoda, já que sente uma conexão enorme com a moça, e a ideia de ele ter surgido de uma história, por mais que surreal, não parecia ser tão impossível assim.


- Minha amiga, você não é louca. - ele me deu um beijo estalado na bochecha. - Você é uma escritora. Não uma comum, daquelas que vemos aos montes por aí. Você é capaz de ver além do que vemos. Você vai além das palavras. Você tem um dom. É como se fosse magia. E nem todo mundo está preparado para ser preenchido com uma boa dose de magia.


Quando recebe alta, Enzo não tem para onde ir, e Eva o convida para ficar na casa dela. Lógico que havia a possibilidade de Enzo ser um serial-killer, então Thiago, melhor amigo e agente de Eva, traz as malas e se acomoda no apartamento de Eva, o que faz Enzo ter a impressão de que eles eram namorados, sendo que, na verdade, Thiago era gay.

Embora a memória de Enzo permaneça inexistente, a cada dia que passa, ele se vê mais envolvido com aquelas duas pessoas e próximo delas. Todos os momentos que passa junto de Eva, vendo-a tão focada e comprometida com seu trabalho de escrita, faz com que ele se apaixone por ela.

Eva, por sua vez, encontra cada vez mais semelhanças entre o Enzo à sua frente e o da ficção, e sofre com a ideia de que, se ela finalizar a história, provavelmente ele desaparecerá.

Mas e se afinal de contas Enzo realmente existir? E se ele de fato tiver uma família à sua procura?


Enzo e eu ficamos de frente um para o outro, com uma distância bem grande entre nós, mas ligados por um mistério que não estamos nem perto de desvendar.


Desde que li a sinopse, Como se fosse magia me lembrou muito Quando o amor bater à sua porta. Em ambos os livros, os personagens “saem” da história e acabam por se apaixonar pela autora, assim como a resolução do mistério também é parecido.

O que torna a obra de Bianca diferente é sua protagonista, que possui o dom de enxergar os personagens. Todos nós autores conhecemos a sensação de ter o personagem falando na sua cabeça, de precisar ter papel e caneta sempre do lado pois quando a criatividade vem, é com tudo, num fluxo intenso, mas imagine você poder conversar com seu personagem.

De cara, eu considerei isso fantasioso demais, mas afinal de contas, somos leitores e autores, e tudo o que lemos e criamos provêm da fantasia, então quando você se adapta aos dons de Eva e de como os personagens se apresentam pra ela, você chega a ficar com inveja, querendo poder interagir assim com os personagens que encontra nos livros também.

Com uma escrita leve e descontraída, Bianca traz uma história fofa e repleta de magia. Tem uma cara bem de fanfic, e todos que um dia já escreveram ao menos um conto, vão se identificar e compreender bastante os dilemas de Eva com o processo de escrita.


Às vezes, tudo o que uma escritora quer é poder se esquecer de todas as suas histórias e mergulhar no universo criado por outro alguém.


Além disso, cada capítulo traz o trecho de uma música que combina com o que os personagens estão vivendo no momento, e eu, como grande fã de trilhas sonoras em livros, super amei a tática da autora, assim como adoro a maioria das músicas citadas. Meus olhos nem chegaram a brilhar ao ver duas músicas do McFly ao longo do livro, imagina!

Thiago também é um personagem que merece destaque. É alegre, extrovertido, e arranca várias risadas do leitor com sua naturalidade e espontaneidade. Eva e Thiago possuem uma amizade linda e extremamente verdadeira.

Para todos que curtem uma leitura suave que te faz viajar para longe, Como se fosse magia está mais do que recomendado!

Nota: 4


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!