Sorte Grande

Título: Sorte Grande
Título Original: Windfall
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 384
Tradução: Alda Lima
Livro: Skoob
Sinopse:

Desde que perdeu os pais, Alice não acredita na sorte. Mas ela acredita no amor. De seus tios, de seu primo Leo, de seu melhor amigo, Teddy. Quando precisa decidir o que dar a Teddy em seu aniversário de 18 anos, a ideia parece chegar naturalmente: um bilhete de loteria. Com todos os números importantes para ambos: número dos anos que estiveram juntos, datas importantes e endereços marcantes. Quando a combinação se prova vencedora e o menino ganha quase 150 milhões de dólares, os dois se envolvem em um redemoinho de loucuras juvenis, interesseiros e sonhos de infância realizados. Tudo estaria perfeito, não fosse um beijo trocado no auge das comemorações. Um beijo que mudaria tudo. Mas o dinheiro não pode comprar o amor. Mas será que pode dar uma ajudinha?

Alice ficou órfã jovem. Aos nove anos, fora adotada pelos tios e logo se adaptou à família e à companhia do primo, Léo, em quem vivia grudada. No pacote também veio Teddy, melhor amigo de Léo, que consequentemente se tornou melhor amigo de Alice também, apesar de seus sentimentos por Teddy serem maiores do que isso.

No aniversário de 18 anos de Teddy, ela resolve se declarar, mesmo acreditando que o amor não seja recíproco. Além de escrever um bilhete, ela também faz uma aposta na loteria e entrega a ele de presente. Todos os números usados remetem a uma data especial na amizade dos dois, e qual é a surpresa quando, no dia seguinte, eles descobrem que acabaram de ganhar na loteria?

Como fora um presente, Alice diz que o dinheiro é totalmente de Teddy. Ele insiste em lhe dar uma parte, mas são tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que Teddy acaba dando maior atenção para o principal: desfrutar do dinheiro.

De um dia pro outro, Teddy vira a pessoa mais jovem que já ganhou na loteria, e ao mesmo tempo que quer fazer tudo com o valor recebido, também não sabe por onde começar. E é assim que eles percebem que o dinheiro muda tudo.

Aquela conquista significa que a mãe de Teddy terá que trabalhar menos turnos no hospital, e que eles poderão voltar a morar no antigo apartamento. A ganância de Teddy é tanta que ele compra o prédio inteiro. Ele também passa a aparecer em jornais, entrevistas, e vira alguém famoso devido à sua sorte. Teddy sempre fora conhecido e bem querido no colégio, mas agora todos querem ser seu amigo, e o que Teddy não enxerga, é que eles estão apenas tirando vantagem dele. É uma amizade por interesse, falsa.

Alice tenta alertá-lo de todas as formas possíveis. No começo de tudo, ele prometera a ela que nada mudaria, e que caso ele estivesse agindo de forma estranha, ela deveria fazê-lo cair na real, mas é difícil quando alguém está na posse de tanto dinheiro, e deixa passar as intenções verdadeiras da pessoa. Com isso, por muitas vezes Alice e Teddy brigam, e nem mesmo Léo sabe mais quem apoiar.

Será que a amizade dos três continuaria a mesma após a fortuna que Teddy ganhara? E ele, manteria sua promessa e faria o certo com o dinheiro?

- Isso é verdade. – Ele fica me olhando fixamente por um breve instante. – Acho que tenho muita sorte em ter você, então.
Abro um sorriso.
- Você não faz ideia.

Eu não sabia muito bem o que esperar da história, e foi uma boa surpresa como a autora aborda o assunto. Nunca li histórias onde o protagonista ganha na loteria, e é uma questão bem relevante. É difícil ganhar, mas não impossível, e se fosse você, o que faria? Todos nós dizemos que guardaríamos, que o aproveitaríamos da forma correta, mas quando você se depara com tamanho valor, é quase impossível não abusar e utilizar com extravagância, além de com coisas desnecessárias, pelo simples luxo de agora ter o poder para tal.

Teddy se sente na dívida com Alice, ainda mais porque ela se mantem firme em recusar o dinheiro, e como forma de recompensar, ele a leva para jantar em restaurantes chiques e para viajar de limusine e na primeira classe de avião. Mesmo que ele claramente se preocupe com Alice e se importe com sua opinião, Teddy por muitas vezes é um grande babaca. Fala o que pensa, e doa a quem doer. Toma atitudes egoístas, e até determinada parte, eu não consegui entender o que Alice via de tão bom nele. Mesmo quando ele decide fazer doações, não parece algo voluntário, e sim influenciado por Alice e pelo que ela faria se tivesse sido ela a ganhar na loteria.

Claro que é compreensível ele se sentir perdido no início e se gabar. Ele tinha virado milionário, afinal de contas, da noite pro dia. É algo que obviamente deve mexer com a cabeça de qualquer um, mas vir bancar de sábio pra cima da Alice e magoá-la mesmo sem ter a intenção pra mim foi péssimo. Não consegui torcer direito pelo casal, e até uma parte realmente achei que Alice merecia coisa melhor. Mas como todo romance, Teddy vai se adaptando à sua nova realidade e se dá conta de como Alice esteve certa em todas as discussões que tiveram.

Como a história não é sustentada apenas pelo assunto financeiro, temos também a relação de Alice com seus pais adotivos, e sinceramente, eles foram praticamente os melhores personagens do livro. Suas palavras eram repletas de sabedoria e muito emocionantes. As conversas de Alice com eles sempre comoviam, assim como a amizade de Alice com Léo, que nem precisavam exatamente de palavras pra mostrar o que estavam sentindo ou pensando. Adorei essa parceria, além de que Léo é um personagem bem alto astral, sempre provocando risadas no leitor.

Apesar das minhas ressalvas, Teddy não é um personagem ruim. Ele não é perfeito, assim como ninguém é, e o fato de que esse dinheiro faria toda a diferença pra melhor pra sua família também foi maravilhoso de ver.

Sorte grande não entrou pra minha lista de favoritos da autora, mas é uma obra leve acompanhada de uma narração dinâmica e uma escrita sensacional que faz a leitura fluir com a maior tranquilidade.

Nota: 4


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!