A Anatomia de um Coração

Título: A Anatomia de um Coração
Título Original: The Anatomical Shape of a Hear
Autora: Jenn Bennett
Editora: Plataforma 21
Ano: 2016
Páginas: 340
Livro: Skoob
Sinopse:

Beatrix se sente num limbo quando o assunto é relacionamento. Estranha demais para os esportistas, não estranha o suficiente para os geeks. O fato é que ela é uma jovem artista, mas geralmente os rapazes se assustam com um detalhe: seu talento peculiar em fazer ilustrações da anatomia humana. E, na real, ela não está nem um pouco preocupada em se encaixar num padrão. Determinada a ser uma grande ilustradora, ela sabe muito bem o que fará nas férias de verão antes de concluir o Ensino Médio: seguir os passos de grandes mestres como Leonardo da Vinci, ou seja, desenhar cadáveres de verdade. Contudo, enquanto tenta se infiltrar nas aulas de anatomia da universidade, Beatrix conhece um rapaz misterioso que vira seus planos de cabeça para baixo. Jack é encantador, irresistivelmente atraente e... um dos grafiteiros anônimos mais procurados de São Francisco. Entre passeios noturnos, fugas da polícia e palavras douradas dominando a cidade, ela começa a desvendar quem Jack realmente é, assim como o grande segredo escondido sob sua melancolia. E Beatrix também precisa enfrentar os próprios fantasmas, como os problemas financeiros, o pai ausente e a solidão. Numa paixão irreprimível, os dois vão descobrindo um ao outro – e como transformar essa profusão de sentimentos em expressão, arte e amor.

Beatrix, ou Bex, como sua mãe e seu irmão a chamam, está terminando o ensino médio e precisa de uma bolsa para conseguir cursar a faculdade. Sua mãe é enfermeira e trabalha em plantões que a deixam esgotada, mas ainda assim o dinheiro não é o bastante para fazer muito além de alimentá-los. Morando numa casa simples e sem ter seu próprio quarto, Bex sabe que está por conta própria nessa jornada, então decide participar de um concurso de artistas cientistas.

Bex sempre fora apaixonada por anatomia e seu grande desejo era participar de aulas de medicina na faculdade para poder ilustrar as partes do corpo humano nos livros da área, portanto, quando o concurso surge, ela entra de cabeça no desafio.

Graças ao hospital onde sua mãe trabalha, ela tenta entrar em contato com uma das responsáveis pelo setor de anatomia da faculdade, na intenção de conseguir permissão para desenhar os corpos e os órgãos. Bex consegue marcar um encontro, mas a mulher dá para trás bem na última hora, e Bex se vê tarde da noite, sem a autorização para suas ilustrações, e ainda tendo que esperar o ônibus pra ir para casa.

E é assim que ela conhece Jack.

Bex estava falando com o Mendigo Will, que sempre está na frente do hospital, quando ele nota um garoto parado próximo a eles e o chama de Monge. Depois que o mendigo se afasta, Jack puxa papo com Bex, e a conversa entre eles transcorre de maneira tão natural e espontânea que um vínculo claramente é criado naquela noite. Bex conta a ele o motivo por estar ali àquela hora, mas Jack só revela que estava visitando uma amiga.

Os dois pegam o ônibus, e muito tempo depois do momento que passaram juntos, Bex continua a pensar nele e fica intrigada, querendo saber mais sobre Jack. Ela não sabe onde ele mora, não pegou o número do seu celular, mas conhece o seu maior segredo. Antes de descer do ônibus, Jack deixara uma lata de tinta cair de sua mochila, e com uma troca de olhar significante, Bex soube que ele era o grafiteiro anônimo que a polícia estava atrás.

Ainda assim, Bex não se importa. Jack é enigmático e encantador, e ela imagina que deva haver uma explicação para a arte de Jack que, aliás, é linda. Jack sabe menos ainda de Bex, já que ela não revelou nem mesmo o seu nome, mas os dois lutarão para se reencontrar e viver um amor imbatível.


INICIE, VOE, PERTENÇA, SALTE, CONFIE, FLORESÇA, CELEBRE, RESISTA, TRANSCENDA…


Marquei esse livro nos desejados no Skoob logo no seu lançamento. O tempo foi passando, e confesso que nem me lembrava mais dele, até que o vi novamente enquanto navegava pelo site da Saraiva. Foi bater o olhar na sinopse e ter a certeza que eu precisava do livro pra ontem.

Ao mesmo tempo em que a obra é leve e extremamente envolvente, ela trata de assuntos importantes e de doenças que deveriam ser mais comentadas. Não vou contar que doença exatamente é retratada na história, mas a autora soube abordá-la muito bem, além de medi-la sem excessos. Não são os protagonistas que sofrem de doença, nem é um livro sick-lit, caso você esteja se perguntando, mas os personagens secundários são muito presentes na vida dos nossos protagonistas, assim como os problemas enfrentados por eles.

A escrita de Jenn é ágil, e ela constrói seus personagens de uma forma que faz o leitor se sentir bem próximo deles, compreendendo todos os seus dilemas e se colocando no lugar deles.

O ponto alto da história é como, apesar de serem adolescentes, os protagonistas, principalmente Bex, é madura e determinada. Sua mãe nunca aprovara seus desenhos anatômicos, mas isso não desestimulou Bex ou a impediu de alcançar seu sonho. Como todo mundo tem suas fraquezas, Bex só balança um pouco quando a conversa é sobre seu pai, que abandonara a família e traíra sua mãe. Além disso, Bex é apresentada à uma menina que aparenta ter tido uma relação com Jack, mas em momento algum ela se mostra com ciúmes ou cria um dramalhão em cima disso.

Na verdade, embora ambos possuam a mesma idade, quem é inseguro e “inexperiente” é Jack, e esse seu lado humano e sensível é muito admirável, assim como sua força e o segredo que carrega por anos.

É difícil falar da obra sem soltar spoilers, então só digo que vocês precisam correr pra conferir a história. A anatomia de um coração é um livro incrível que fala de arte, relacionamentos, desentendimentos, e do primeiro verdadeiro amor. Ao meio de corpos desenhados e palavras gravadas ilegalmente na escadaria do metrô, nós acompanhamos dois jovens batalhando por suas crenças, se apaixonando e encontrando forças um no outro enquanto o resto de suas vidas está um caos.

Nota: 5


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 23 anos, biomédica e autora do livro O Poder da Vingança. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!