[CURIOSIDADES] Um tour pelo cenário real das fotos do livro de Ransom Riggs

Olá, caverneiros! Tudo bem com vocês?


Ando lotada de resenhas pra postar, e por isso acabo não dando muito destaque pra essa coluna, só que na sexta (5 de maio), a editora Intrínseca fez uma matéria que me deixou profundamente encantada. Essa matéria fala sobre o livro Cidade dos Etéreos, segundo volume do livro O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares


Desde pequeno, Ransom Riggs coleciona fotos de lugares e cenas tenebrosas, e até mesmo objetos de décadas passadas. E após anos escrevendo roteiros e artigos para revistas, ele foi convidado para desenvolver um livro que unisse suas duas paixões: fotografias de época e fantasia.
A ideia inicial era apenas produzir uma obra de Halloween com as imagens, mas a coleção de fotos era tão bizarra que o editor sugeriu criar um romance a partir daqueles elementos. Assim surgiu O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, uma série que utiliza as fotografias antigas guardadas por Ransom para contar a história de um garoto de 16 anos que, ao investigar a morte do avô, descobre um lugar em que o tempo não passa e é habitado por crianças muito diferentes.
Como o autor já havia feito booktrailers para outros livros e autores, ele aproveitou a oportunidade para finalmente produzir um booktrailer para seu livro de lançamento.


E aí entra a parte da minha fascinação. Sempre que penso numa história, antes de tudo eu pesquiso sobre a cidade onde vai passar, os lugares, o pano de fundo onde ela será ambientada. Infelizmente, são poucos os autores que fazem isso, e admiro muito os que tem todo o trabalho de investigar a fundo. Livros de terror e mistério geralmente necessitam desse engate, para servir como uma base ou inspiração, e foi isso o que Ransom fez. Ele viajou e visitou algumas casas abandonadas até encontrar a que se encaixava melhor na descrição, a que semelhava mais com o que havia imaginado, e contou tudo isso pra gente num vídeo. Junto de um explorador, Ransom gravou as partes mais sombrias da casa e narrou em detalhes. Essa foi a parte que me deixou mais vidrada. Ransom narra o vídeo como se estivesse narrando uma história num livro. Foi quase um audiobook, na verdade hahaha.


Ransom estudou literatura na Kenyon College, no estado americano de Ohio. Na universidade, além de escrever e produzir filmes, conheceu John Green, autor de A Culpa é das Estrelas. Os dois são amigos desde aquela época, e Ransom o arrastou para mais um vídeo, agora gravado em um hospital abandonado. Dessa vez o vídeo é narrado pelo John, e além de mostrar os cenários bem sombrios, o vídeo também é divertido pelas tiradas do John.


Resumindo, me apaixonei por esses dois. Viajar pelo mundo conhecendo lugares antigos e abandonados deveria ser um tipo de trabalho. Qualquer lugar histórico que sirva de inspiração, na verdade.

Mesmo que você ainda não tenha lido o livro do Ransom, não tem problema, pode assistir que não tem spoiler algum. Acho que dá até um empurrão pra se aventurar de vez na leitura. Achei esses vídeos incríveis, já pode me convidar pro próximo passeio, Ransom!


Sobre mim: Carolina Rodrigues, 21 anos, mora em Santos e cursa faculdade de Biomedicina. Adora dançar e ir pra praia, mas o que a faz realmente feliz é poder passar um dia inteiro lendo, vendo séries, escrevendo histórias ou ouvindo música.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!