O Plano é o Amor


Autor: Neiva Meriele
Editora: Giz Editorial
Ano: 2015
Páginas: 192
Livro: Skoob
Sinopse:

Giovana acabara de realizar um grande sonho: casar com Rick, o amor de sua vida, ela não poderia estar mais feliz. Mas essa nova etapa que tanto fantasiou começou a se tornar um grande pesadelo. Constantemente testada, ela vivia sem forças, sentia-se sugada e prestes a se entregar, a ponto de desistir de seu plano de felicidade. E, muitas vezes, sentindo-se abandonada, ela chegou ao ponto-limite de suas forças quando viu o caos se instalar em sua vida. Então, uma habilidade especial, algo que ela nunca deu muita atenção sobre si mesma, reapareceu, o sinal, algo que ela desejou, imediatamente aconteceu.
Pensou que tudo iria melhorar...
Mas há um plano para ela. E Giovana sabe que ainda tem muito a aprender.
Venha se emocionar com uma história sobre o perdão, reconciliação e, sobretudo, a Fé.


Antes de mais nada, gostaria de agradecer a nossa parceira Neiva pelo envio do livro! Eu não esperava e, finalmente, no início desse ano tive o tempo e a oportunidade de lê-lo.

Giovana é casada com Ricardo, o grande amor de sua vida. Tudo ia bem no casamento, até que eles tiveram que mudar e morar com Neli, a tia de Ricardo que é como uma mãe pra ele; tudo continuaria bem, se não fosse o fato de Neli parecer odiar Giovana e fazer de tudo para que a vida do casal seja um inferno.

Com uma vida simples e sem muito dinheiro, Neli é dona de uma imobiliária onde Ricardo trabalha, e fica logo debaixo da casa deles, enquanto Giovana se tornou dona de casa - tendo até que arrumar a cama da sogra e sendo sempre obrigada a ouvir palavras duras caso alguma coisa estivesse o mínimo fora do lugar.

Não bastasse, todo o estresse fez com que a vida do casal caísse na rotina: eles mal se tocam, visto que estão sempre ambos irritados e cansados. Mesmo após alguns anos de casados, para ajudar, Giovana parece não conseguir engravidar, e começa a perceber que talvez todo o inferno que sua vida se tornou tem uma fonte única: Neli.

Quando nada mais parece poder piorar, Neli arquiteta um plano que destrói o casamento de Giovana e Ricardo, e este viaja para fora do país, se tornando incomunicável. Sem casamento e humilhada pelas palavras de Neli que a acusam por não poder engravidar e por ter feito Ricardo ir embora, Giovana, que sempre fora muito cristã e devota, se vê duvidando de seu Deus, sem conseguir entender o porquê de tanta desgraça em sua vida.

E é quando tudo parece perdido que Giovana tem uma visão e entende o plano de Deus para ela, vê como todo o rancor, mágoa e irritação de Neli está trazendo demônios para a casa. E para superar tudo e ter o amor de sua vida de volta, ela precisa lidar com sua maior inimiga, Neli. Mas como perdoar alguém que destruiu sua vida e continua a te trazer para baixo e humilhar sempre que possível? Como ajudar uma pessoa assim? Será possível amar alguém que não conhece o amor?

"—(...) mas dentro de nós existem dois lados, um bom e um ruim. Certa vez ouvi uma lição de um sábio que comparava esses dois lados humanos com dois cães: um é o bem, o outro, é o mal. Eles vivem uma eterna batalha, mas qual vencerá a guerra?
— Qual? — Neli perguntou curiosa.
— O que você alimentar mais — respondi e percebi que ela pensava a respeito do que eu falara. — Se você alimentar o ódio, será o ódio que vencerá, entretanto, se você alimentar o amor, será o amor o grande vencedor. Pense nisso."

Eu gostei muito desse quote, porque eu também acredito muito em energia, que é basicamente o que acontecia com a Neli: libere energia negativa e você a receberá de volta.

Um livro de poucas páginas e uma ótima diagramação, em O Plano é o Amor temos uma história que envolve religião, sim, mas mesmo sendo uma pessoa que tem suas próprias crenças, o que eu gostei aqui é que a Neiva não se prendeu à religião como muitos livros fazem, deixando a leitura maçante e arrastada para não-cristãos. Não. Neiva aborda um tema universal, o amor, e nos mostra o lado da fé que serve para todos.

O livro é muito bonito, o ensinamento dele é maravilhoso. Quando finalmente Giovana aceita a batalha que tem que enfrentar e entra de corpo e alma na luta, o livro flui e nós podemos perceber a mudança nos personagens, principalmente em Neli. Afinal, não há maneira melhor de vencer o inimigo do que com amor e compaixão - e isso não é uma tarefa fácil.

Mais do que a religião, o ensinamento aqui é da fé, do amor e do perdão. Ao término dessa leitura, nos sentimos leves e refletindo sobre quantas vezes uma Neli não apareceu em nossas vidas, e nós viramos as costas.


Nota: 4



Sobre mim: Letícia Proença (Leeh), estudante de Medicina Veterinária na UNESP, até hoje não sabe como leva a graduação e a paixão por sites e livros lado a lado. Canceriana louca, gostaria de saber como aumentar as horas do dia para poder fazer tudo o que gosta.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!