Um amor para recordar


Eu andei vendo em milhares de blogs a respeito de filmes e livros do Nicholas Sparks, então resolvi citar um, que percebi ser bem esquecido pela maioria das pessoas. Esse filme é, sem dúvida nenhuma, o meu preferido, entre qualquer outro. A Última Música, Noites de Tormenta, Diário de uma Paixão, Querido John... Pode sem filmes incríveis, mas que, pelo menos para mim, jamais, em nenhuma hipótese, superarão Um amor para recordar.

Título Original: A Walk to Remember
Título Traduzido: Um Amor para Recordar
Gênero: Romance, Drama
Ano: 2003
Duração: 85 minutos
Elenco: Mandy Moore, Shane West
Autor: Nicholas Sparks

Landon é um jovem que quer ao máximo tudo o que qualquer adolescente de sua idade mais quer na vida: Aproveitar, se divertir, sem se preocupar com consequências e devidos cuidados. Após juntar-se com seus amigos para fazer uma brincadeira de mal gosto com um garoto novo que tentava unir-se a eles, - já que a proposta era se jogar de uma altura muito alta, cujo causou danos seríssimos no pobre garoto, tendo de parar no hospital - é pego no flagra enquanto tentava fugir da polícia, assim sendo punido pelo diretor, o obrigando a participar da peça teatral do colégio que estava iniciando-se a montagem. Lá, ele encontra Jamie Sullivan, a filha tímida e reservada do pastor, que carrega diariamente consigo uma bíblia, sendo então motivo de zoação para a maioria dos alunos do colégio onde estudavam.
Necessitando da ajuda da garota, pois estava completamente perdido com as falas, precisando treiná-la com alguém, ele pede ajuda para Jamie secretamente, sem que os amigos saibam. Ao passar dos ensaios, eles sem perceber, acabam aproximando-se cada vez mais, e ao notarem, já estão apaixonados. Entretanto, os dois tentam disfarçar com força esse sentimento, até que Jamie depara-se com dificuldades de saúde, além das piadinhas idiotas na escola que vieram com mais intensidade, Landon tem que se decidir: Ficar ao lado dos amigos, que zombavam de todos, e ganhavam o respeito de todas as pessoas do colégio, continuando naquela rotina infernal; ou ficar ao lado da garota que mostrou a ele um novo mundo, completamente diferente do que ele costumava viver, trazendo-lhe paz e novos desafios. A convivência com Jamie mudou a vida de Landon, ela o fez ver o mundo com mais intensidade, mostrando-o acima de tudo a importância da fé e em tudo aquilo que antes ele considerava inútil.
O pastor, pai de Jamie, não apoia a relação deles, por Landon ser um rapaz completamente o oposto que esperava para sua tão querida filha, educada da melhor forma possível, comparada a Landon, que quase preso já fora. Mas, no fundo, ele sabe que as coisas estão mudando, principalmente os sentimentos e pensamentos de Landon a respeito do mundo que o cerca.


Talvez pela resenha, eu não consiga demonstrar o quão esse filme é maravilhoso, mesmo porque não tenho palavras para descrever... Acho que só vendo e tendo a prova com os próprios olhos. Desde a primeira vez que o vi, acho que criei um oceano ao meu redor de tanto chorar. E desde então, todas as vezes em que vejo, eu choro. É o único filme que eu choro todas as vezes que vejo, sem nenhuma exceção, haha. Tudo nesse filme é perfeito! A interpretação dos atores nos personagens, as músicas da trilha sonora, a história em si.
Eu tive a oportunidade de ler também o livro, mas continuo preferindo o filme. Acho que transmite muito mais emoção do que no livro, que aliás tem um nome diferente. Se chama Um Momento Inesquecível.
Sabe uma coisa que me impressiona demais nos filmes e livros de Nicholas Sparks? Lição de vida. Em todas as histórias que ele escreve, sempre nos transmite uma lição a ser aprendida, e uma lágrima a ser derramada. Já entendi, sempre que for para ver um filme dele, preciso estar com um balde ao lado, haha.
E diante dessas lições, torna a história mais interessante, emocionante e profunda ainda. Nós não somente assistimos - também entramos na história, compartilhamos o sofrimento do personagem, como se fosse nosso próprio. Bom, não sei quanto a vocês... Mas posso dizer isso por mim, com certeza absoluta.

"O amor é paciente e benigno, não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo supera... O amor jamais acabará." "O amor é como o vento. Não posso ver, mas posso sentir."

You May Also Like

23 Veja quantos dragões pousaram aqui!

  1. Parabéns pela dica de filme! Também amo Um Amor Para Recordar e posso assistir mil vezes, que em todas as vezes eu choro! Nicholas Sparks é incrivelmente fantástico mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro! Não importa quantas vezes assista e se já sei o final, ele continua me emocionando cada vez mais. Não posso esperar para ler o livro.
    Beijo,
    Julia - booksworld.co.cc

    ResponderExcluir
  3. Nem li a sinopse porque já assisti esse filme várias vezes, mais eu concordo plenamente com sua opinião, é muito bom só que eu ainda não chorei em nenhum filme, hah' Não li o livro ainda!

    ResponderExcluir
  4. Deu até vontade de rever! Esse filme é ótimo mesmo e eu também sempre choro, mas eu choro com qualquer coisinha xD Nem sabia que o livro tinha um título diferente, quero ler um dia.

    xx thanny in wonderland
    http://www.whosthanny.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi esse filme duas vezes e chorei nas duas. É muito comovente. E não sabia que tinha o livro. Parabéns pela resenha.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    PS: Ah, obrigada pela força lá no blog, viu.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse filme é MARAVILHOSO! Não tem uma vez que eu assista e fique sem chorar! Se não choro, é porque estou na casa de amigos mas fico com os olhos cheios d'água!
    É bem típico do Nicholas Sparks! Confesso que ainda não vi o livro aqui no Brasil... o.O

    A Novo Conceito ou a editora Agir poderiam lançar esse livro em 2011, com capa diferente e tal!
    xD

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já vi esse filme tantas vezes, pe um dos meus preferidos, com certeza. *-*

    Sempre fui louca para ler o livro ,as nunca o encontrei para vender. Sabe de algum lugar que vende? ;x

    Adoreii a dica.

    Beijoos;*

    Naty,
    Livres & More.

    ResponderExcluir
  8. já vi esse filme umas cem vezes e chorei nas cem vezes! Tenho que dizer que prefiro a maioria das adaptações de livros do Sparks do que dos livros mesmo :x

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é muito, muito, muito perfeito!
    O primeiro que me fez chorar...
    Tenho muita vontade de ler o livro, mas nunca encontro =/

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  10. Gente, não sabia que o filme era baseado no livro de Nicholas Sparks. Eu tenho ele em casa, comprei porque amei e gosto de ver várias vezes. É realmente lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amo esse filme, muiito, acho que esse filme marcou a vida de muitas meninas pelo país, esse filme baseado na obra do Nicholas Sparks mostra como ele tem uma sensibilidade incrível!
    Queria ter tido a oportunidade de conhece-lo :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca assisti esse filme, acredita?!

    Nunca consegui, mas todo mundo diz que é lindo! Vou já procurar na tv e gravar, pq agora eu preciiiso dele! Preciso mto! *.*
    rs

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Não li nem um livro de Sparks! Mas pretendo O/ as pessoas falam tão bem dos livros que me interessei em lê-los :)

    E depois de ler os livros quem sabe eu assista aos filmes!


    beijos e valeu pela dica!

    http://blogbibliomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não lembro se ja vi esse filme , mais o nome eh familiar ... devo ter visto uhsaushuahsa.

    Abraço Layo Silva

    Blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Esse filme é lindo mesmo e eu tenho muita vontade de ler o livro, que dizem ser ainda mais emocionante!!

    Mas eu tenho um xodó enoooorme por Diário de Uma Paixão!! Eu sei que Um Amor Para Recordar é mais emocionante, mas O Diário me cativou mais...não sei explicar!!

    Bjos,

    Carol (http://prateleiracultural.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  16. Esse foi um dos primeiros filmes que me fez chorar! É lindo demaiiiis *_*
    Quero ler o livro também!

    beeeijos
    Jéssica

    ResponderExcluir
  17. ÓTIMA dica!! É o meu 3º preferido entre todos
    1º: Antes que termine odia (se não assistiu corra já pra ver ;D )
    2º: Se ela dança, eu danço! Eu sei que é meio sem gracinha, mas eu aaaamo dançar e o filme mexeu mto comigo qndo o assisti!!
    E dps vem Um amor pra recordar que SUPER LINDO!!

    ResponderExcluir
  18. Filme lindo né!? *_*
    Sempre choro =x

    ResponderExcluir
  19. Tenho vontade de ver, mas tenho medo de me acabar de chorar!! rsrs

    ResponderExcluir
  20. Nossa, também amo esse filme. E como você, também choro todas as vezes em que vejo, é perfeito demais.
    Adorei sua resenha, e também acho demais as mensagens passadas pelo Nicholas em todas as suas obras.

    Beijão
    http:/houseofchick.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Carol, esse filme é lindo, lindo de morrer, choro litros toda vez que o vejo e a personagem principal é simplesmente l-i-n-d-a! Adorei a indicação! Beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu simplesmente AMO esse filme, tb um dos meus favoritos, é impossível vc não chorar com ele...
    Adorei a resenha *-*

    bjs;*
    http://vida-de-garota-brasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir